Posted by : Kleber sexta-feira, setembro 19, 2014



Muitos tokufãs se iniciaram nesse costume graças à saudosa TV Manchete. Enquanto alguns desses tokufãs aproveitaram a oportunidade para expandir seu conhecimento na área, outros ainda preferem se restringir ao que passou na supracitada emissora e a repudiar o que veio antes e depois. Embora alguns pensem que tudo se originou na Manchete (tanto a invasão dos tokusatsus quanto a invasão dos animes), muitos anos antes de nós nascermos tanto os tokusatsus quanto os animes já brilhavam na telinha dos televisores brasileiros. Obviamente que falarei apenas dos tokusatsus, mas não é demais deixar claro que o que muitos de nós passamos foi o “segundo boom” das produções japonesas. Aqui eu pretendo tratar justamente do antes, mas também do durante e um pouquinho do depois da Manchete, para quem não conhece saber um pouquinho mais e quem já conhece relembrar. Estes são todos os tokusatsus exibidos no Brasil!

Obs.1: Todos os tokusatsus estão listados por ano de produção, ao invés do ano de exibição no Brasil.
Obs.2: Por opção pessoal, não estão listadas as exibições “regionais”, sendo citadas apenas as emissoras mais notórias.


National Kid - 1960 - 36 episódios (Globo e Manchete)
O professor Masao Hata é na verdade o herói National Kid. O herói, vindo da galáxia de Andrômeda, tinha como missão defender o mundo (Japão) contra terríveis vilões como os Incas Venusianos, os Subterrâneos e os Seres Abissais. National Kid era garoto propaganda da empresa National Matsushita (atualmente conhecida como Panasonic), cujos produtos eram mostrados seguidamente durante os episódios. Não fez muito sucesso no Japão, tendo efeitos e atuações precárias (até mesmo para a época), mas ganhou um status de cult no Brasil. Foi o primeiro tokusatsu exibido no Brasil, porém, ao contrário do que alguns pensam, não foi o primeiro tokusatsu produzido pela TOEI Company, mas foi o bastante para dar o primeiro passo da invasão japonesa à TV brasileira.


Agentes Fantasmas (Ninja Butai Gekko) - 1964 - 130 episódios (Globo)
Essa série japonesa narra as aventuras de um esquadrão de heróis que serviram como base para a criação dos Super Sentais. O seriado foi apresentado originalmente no Japão através da TV Fuji, em preto e branco (da mesma forma que National Kid), entre 3 de janeiro de 1964 a 31 de março de 1966. A história do seriado era dividida em dois episódios de aproximadamente 30 minutos e apresentado uma vez por semana, resultando num total de 130 episódios, mais um filme “spin-off”, exibido nos cinemas pela Toei em 1964, que contou com a direção de Keinosuke Tsuchiya, roteiro de Sussumu Takaku e o mesmo elenco da série de televisão. O seriado era centrado num esquadrão de elite que tinha como objetivo principal proteger a paz mundial através da ONU. Todos os membros da equipe eram mestres nas artes marciais, em especial na arte ninja e seus diversos truques, tais como ficar invisíveis, atravessar paredes e coisas do gênero.
Eles utilizavam o seu talento para lutar contra sociedades secretas que tentavam de todo o modo, dominar o mundo, frequentemente um grupo terrível de malfeitores denominados como “Black Frag” e também outro grupo conhecido por “Black Panthers”. Todos os agentes vestiam uma jaqueta de couro preto e capacetes muito semelhantes a dos motociclistas e raramente utilizavam suas armas. Jo Mizuki era o líder da equipe, que contava ainda com Meigetsu, Ryugetsu, Getsurin e o garoto Hangetsu.


Ultra Q - 1965 - 28 episódios (Bandeirantes)
(Como a abertura da série era diferente a cada episódio, optei por deixar o link com a introdução básica e a música tema)
A primeira série realizada pela Tsuburaya mostrava humanos enfrentando monstros do espaço e estranhas criaturas. O detalhe é que não havia nenhum herói cheio de poderes para ajudar. A série era chamada de "o ‘Além da Imaginação’ japonês” (em uma comparação um pouquinho mais atual, um “Arquivo X” japonês) e serviu de base para a criação de Ultraman, inclusive, muitos dos monstros que aparecem em Ultra Q foram reaproveitados nas aventuras do primeiro super herói vindo da Nebulosa M-78 para defender a Terra.
Ultra Q pode ser descrito como um curta de meia hora da Toho. Embora a intenção do criador Eiji Tsuburaya fosse fazer algo com menos foco em monstros, o canal TBS (Tokyo Broadcast Systems) convenceu Eiji a adicionar mais monstros ao show, já que Godzilla e Gamera eram muito populares na época. Assim como no supracitado Arquivo X, a série mostrava personagens recorrentes que investigavam estranhos fenômenos sobrenaturais, como monstros gigantes, alienígenas, fantasmas e várias outras ameaças. Na época, Ultra Q foi considerado a série de TV japonesa com produção mais cara.


Ultraman - 1966 - 39 episódios (Bandeirantes, Tupi, Record, SBT, Manchete e CNT)
Ao perseguir o monstro Bemlar, um alienígena de nome Ultraman, vindo da Nebulosa M-78, chega à Terra. Acidentalmente, a nave extraterrestre se choca com uma nave da Patrulha Científica, onde se encontrava o oficial Hayata.
Após a colisão, Hayata, em estado crítico, é salvo pelo alienígena que transfere sua energia vital ao humano, salvando sua vida. Também lhe entrega um artefato chamado "Cápsula Beta", que confere a Hayata a possibilidade de se transformar em Ultraman.
Dessa forma, Ultraman, que havia sido nomeado para proteger a Terra, cumpre sua missão através do humano Hayata, que, toda vez em que um monstro aparece, se transforma no gigante alienígena. Entre os principais monstros inimigos de Ultraman estão os Baltans, que por diversas vezes enfrentam o herói.
O final da série é marcado pelo aparecimento do monstro Zeton (Z-Ton), que acaba por derrotar Ultraman, mas é exterminado pela própria Patrulha Científica.
Ultraman é resgatado e levado de volta para seu mundo natal. Esse resgate é feito por Zoffy, um dos irmãos Ultra.


Vingadores do Espaço (Magma Taishi ou Embaixador Magma) - 1966 - 52 episódios (Tupi e Record)
Baseado no mangá de Osamu Tezuka, Vingadores do Espaço foi a primeira série exibida em cores no Japão. A produção contava as aventuras do gigante dourado Goldar (Magma) e suas lutas contra o alien Rodak (Goa) que queria dominar a Terra. Sempre que uma nova ameaça surgia, o garoto Miko usava o apito dado pelo herói para chamá-lo, usando três silvos (com dois silvos, Silvar, a esposa de Goldar, era chamada e com um silvo, Gam, o filho do herói, era chamado). O detalhe é que toda a família podia se transformar em foguetes, mas só Goldar podia ficar gigante.
Apesar de usa aparência robótica, Goldar não era um robô, mas sim um ser feito de ouro. Acontece que, em sua versão inicial, o ator que vestia a roupa de Goldar tinha o rosto à mostra, porém, a tinta usada na maquiagem causou uma reação alérgica no ator, portanto se decidiu que o personagem utilizasse uma máscara semelhante á um rosto humano.


Ultra Seven - 1967 - 49 episódios (Tupi e Record)
Após a partida do primeiro Ultraman, a Terra ficou à mercê dos monstros que, após algum tempo, voltariam a atacá-la. Sabendo disso, M-78 envia outro guerreiro à Terra...ULTRA SEVEN! Ao chegar à Terra, sem forma humana definida, se depara com dois alpinistas em apuros, eles estavam presos numa montanha e o segundo alpinista que estava em baixo, resolve cortar a corda para poder deixar seu amigo livre e cai num imenso abismo, eis que surge Seven e salva o alpinista, cujo ato inspira ele a assumir suas feições, após, surge um ataque dos aliens Coolianos em uma nave invisível, que começa a sequestrar pessoas importantes da Terra para estudá-las. Para combatê-los, a Força de Defesa Terrestre forma o Esquadrão Ultra. Quando eles estão indo para investigar, surge em seu caminho um homem que quer impedi-los de prosseguirem, dizendo que aquela área é perigosa, eles caçoam desse homem que se intitula um vagabundo qualquer, eles perguntam seu nome e ele diz: "meu nome? Bem... podem me chamar de Dan Moroboshi". Assim começa a saga desse grande herói que contava com a ajuda dos monstros Windam, Miclas e Agira que ficavam em cápsulas em seu bolso (esses monstros que viviam dentro de cápsulas foram a inspiração para a criação do anime Pokémon). A série ficou famosa no Brasil por te sido exibida no programa Clube do Capitão Aza. Este e outros seriados e animes que eram exibidos na Tupi pertenciam ao acervo da distribuidora Teleshow e esta por volta de 1978 entrou com ação judicial cobrando os valores referentes às exibições de suas atrações que, em sua maioria, estavam alugados à Rede Tupi e suas afiliadas. Quando a Tupi faliu em Julho de 80, muitas séries e desenhos como Ultraseven foram parar na Record e TVS (atual SBT) redes que se formaram com as antigas afiliadas da Rede Tupi e que não tiveram o seu sinal de transmissão cassado pelo decreto governamental que extinguiu essa rede de televisão.


Príncipe Dinossauro (Kaiju Ooji) - 1967 - 26 episódios (Globo)
A série foi produzida em 1967 pela P-Productions, que também produziu outras séries famosas como "Vingadores do Espaço" e "Spectreman". Nos Estados Unidos esta série é conhecida com o nome de "Monster Prince" e no Brasil foi exibido com o nome de "O Príncipe e o Dinossauro", dentro da sessão "Zaz-Traz" da Rede Globo, na década de 70, distribuída pela Aluísio Leite Garcia, com dublagem da Cine Castro/RJ-SP, e também foi reprisado pela TVS, dentro do Programa do Bozo na década de 80. A série foi criada sob a supervisão do produtor Tomio Sagisu, que também criou outras séries famosas como Lion Man e Spectreman, usando o pseudônimo de Souji Ushio.
O Professor Seiichi Ibuki, sua esposa Asako e seus dois filhos gêmeos, ainda muito pequenos, chamados Takeru e Mitsuru, estão a passeio para desfrutar das maravilhas de um sobrevôo sobre as diversas ilhas do oceano Pacífico. Num determinado momento do passeio quando o avião fazia um vôo mais baixo, sob as remotas ilhas vulcânicas de Barkon, coincidentemente um vulcão entra em erupção sobre as águas do oceano, surgindo estranhamente um monolito contendo um grande brilho, que passa a atrair o avião fazendo-o cair no oceano. Desesperados, o professor e sua esposa conseguem inflar um bote salva-vidas do avião e tentam salvar seus filhos, mas infelizmente eles conseguem salvar apenas um deles. O avião explode momentos depois, não deixando mais vestígios de nenhum outro sobrevivente. Assim, o casal retorna para sua casa, tristes pela perda do outro filho. O que o casal não sabe, entretanto, é que o outro garoto conseguiu sobreviver graças aos dinossauros da ilha, que o adotaram, e assim foi crescendo junto a eles. Com o passar do tempo, Takeru se torna um amigo especial de um dinossauro que ele chama carinhosamente de Nessie e anda pelas florestas com um objeto semelhante a um bumerangue, que ele usa para se defender em sua luta diária pela sobrevivência.


Robô Gigante (Giant Robo) - 1967 - 26 episódios (Tupi e Record)
O temível Imperador Guilhotina pretendia dominar a Terra. Para sorte dos humanos, durante um dos ataques do vilão, o garoto Daisako e o jovem Jyruoh Minami acabam chegando a uma ilha onde conseguem tomar de Guilhotina a sua mais poderosa arma: o Robô Gigante, um imenso robô com feições de faraó.
Unindo-se ao esquadrão de defesa da Terra "Unicórnio”, o garoto - agora com o codinome U-7 - luta com o Robô Gigante contra as forças do Imperador Guilhotina.


Ésper (Kousoku Esper) - 1967 - 26 episódios (Tupi e Gazeta)
A série Esper teve sua origem por volta de 1964, quando um conhecido desenhista japonês, Osamu Asano, é contratado para criar um personagem para ser utilizada como mascote nas campanhas publicitárias da companhia de eletrodomésticos Toshiba. Dessa forma, nasce o personagem Ésper, que acompanharia os folhetos e manuais da empresa. 

Em 1966, o personagem se tornou tão popular que foi transformado em mangá, produzido por Reiji Matsumoto (o mesmo criador de Patrulha Estelar), que o transformou em dois volumes encadernados. Um ano depois, o personagem virou uma série de televisão com o nome de Kousoku Esper, produzido pela Senkousha Productions, com o patrocínio da Toshiba, evidentemente, e apresentado originalmente pela televisão japonesa TV Nihon, a partir de 1º de agosto de 1967, num total de 26 episódios.
A história da série Ésper começa com uma colisão entre um balão, no qual passeavam o garoto Hikaru e seus pais, e uma nave espacial alienígena invisível, causando a morte dos pais do garoto. Os tripulantes da nave alienígena, compadecidos com a tragédia, resolvem tomar as identidades dos pais do garoto e cuidar dele. Hikaru é equipado com um super traje espacial que lhe permite voar e possui armas especiais.


O Regresso de Ultraman - 1971 - 51 episódios (Tupi, Record e SBT)
http://www.youtube.com/watch?v=OEsTLRAFVAI
Antes de qualquer coisa, é necessário dizer que esta serie não trata do retorno do Ultraman original como anuncia o nome, mas sim, o retorno da marca Ultraman. Criado por Hajime Tsuburaya, filho de Eiji, o seriado teve altas doses de ação e é considerado um dos mais eletrizantes seriados da Família Ultra. A série teve a participação especial do ator Akiji Kobayashi, o capitão Muramatsu da Patrulha Científica (ou S.I.A.) nos episódios 13 e 14. Ultraman Jack teria a presença dos seus irmãos: Ultraseven nos episódios 18 e 38, e do primeiro Ultraman nos episódios 38 e 51 (em sonho, alertando o seu irmão Ultra). Posteriormente, o herói da série (que até então era chamado apenas de Ultraman) foi rebatizado como Ultraman Jack, para evitar confusões com o primeiro Ultraman.
As habilidades dele são semelhantes às do Ultraman original, porém, após o primeiro terço da serie, ele começa a utilizar o Ultra-Bracelete, que tem um corte tão afiado quanto o Eye Slugger de Seven. Seu hospedeiro é Hideki Goh, um piloto de velocidade e mecânico, que pode se transformar em Ultraman Jack apenas com a força do pensamento.


Spectreman (Spectroman) - 1971 - 63 episódios (Record e SBT)
Abertura em inglês:
Enviado para a Terra pelos Dominantes do Espaço, o ciborgue Spectreman (também chamado de Spectroman) tinha como missão proteger o planeta Terra da aemaça do simióide mutante Dr.Gori, que queria transformar o nosso planeta em seu paraíso particular, usando monstros feitos com a poluição da Terra. Para que não tivesse sua identidade revelada, Spectreman se transformava em Kenji, mas bastava os Dominantes ordenarem: "Spectreman! Transforma-te e combata o monstro!" para que o herói rapidamente entrasse em ação.


Originalmente, Spectreman se chamaria Elementman, e usaria cores diferentes em seu uniforme (preto, vermelho e prata, ao invés de dourado e marrom), além de seu alter ego ser interpretado por Jiro Dan, que decidiu abandonar o projeto para interpretar Hideki Goh em “O Regresso de Ultraman”. O inimigo de Elementman seria alguém semelhante à Karas. Isso foi gravado em um episódio piloto de 8 minutos, mas que nunca foi ao ar. Após isso, a série mudou de nome mais três vezes ainda durante sua exibição, na primeira vez se chamava Uchuu Enjin Gori (em uma tradução livre, Macaco Espacial Gori), após se chamou Uchuu Enjin Gori tai Spectreman (Macaco Espacial Gori versus Spectreman) e, finalmente, Spectreman.


Lionman (Branco) (Kaiketsu Lion Maru) - 1972 - 54 episódios (Manchete)
http://www.youtube.com/watch?v=3ZMfuK-gUx0
Três irmãos ninjas lutam contra os servos do Diabo Gozun (bizarramente chamado de Satan Goss pela dublagem brasileira) no Japão medieval. O mais velho, Shishimaru, transforma-se no poderoso Lionman ao desembainhar a espada Kinsachi e pronunciar a frase “Oh, vento! Oh, luz! Formação Lionman!” (no original: “Kaze-o! Hikari-o! Ninpuu Shishi Henge!”). Ele é auxiliado pela bela Saori, uma exímia kunoichi (ninja mulher) e Kosuke, um garoto especialista em explosivos e que possui uma flauta, dada pelo ancião Kashinkoji, para chamar o pégaso Hikarimaru.
A série foi transmitida na Itália, no final dos anos 70 com o nome de Ultralion, e no Brasil sob o título Lionman. Infelizmente, pouco mais de 10 episódios dessa série foram exibidos por aqui e sequer foram exibidos em ordem.


Poderoso Lionman (Fuun Lion Maru) - 1973 - 25 episódios (Manchete)
https://www.youtube.com/watch?v=_QzUfOWtbEo
Dan Shimaru combate o clã Mantor do Diabo e seus ninjas rastejantes comandados por Agdar, que espalham terror pelas aldeias do Japão medieval. O principal objetivo de Shimaru é vingar a morte de seu irmão, que foi morto pelas mãos do monstro Nezuma. Para isso, ele utiliza a mochila foguete que lhe foi dada por seu irmão para se transformar em Lionman, uma dádiva dos ninjas.
Durante sua viagem ele conhece algumas pessoas bem interessantes:
Os irmãos Shinobu e Sankichi, que procuram por seu pai desaparecido;
Youba (o invencível felino Jaguar), que tem uma rivalidade inicial com Shimaru, porém acaba lutando ao seu lado contra o clã Mantor. Infelizmente, Youba acaba encontrando a morte ao lutar contra o terrível demônio Roman;
Nijino Nanairo, um ninja extrovertido e fanfarrão, que acaba tendo um fim nada agradável ao ser usado como bala de canhão humana;
Joe Tiger, um legítimo lobo solitário que surge para devolver a confiança à Shimaru, quando este se sente culpado pela morte de Youba.

Isto conclui a parte dos tokusatsus produzidos nos anos 1960/70, espero que tenham gostado e em breve virá a parte dois, cujos tokufãs devem se identificar um pouco mais. 

{ 3 comentários... leia abaixo, ou comente }

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -