Posted by : Kleber quarta-feira, outubro 08, 2014



Ah, as viúvas do Black, termo que nasceu devido ao exagero de alguns fãs de Black em o citarem em qualquer debate onde um Kamen Rider que não foi exibido na Manchete seja o tema. Várias brigas, rusgas e tretas surgiram por causa disso. Alguns se sentem ofendidos com tal alcunha, mas será que isso não significa um pouquinho de culpa no cartório?
Bem, vamos analisar aqui 4 desculpas esfarrapadas argumentos mais usados pelos ferrenhos defensores do Black Sun e haters de carteirinha dos demais Riders.


1 - Os Kamen Riders atuais não tem o “Espírito Rider”.
Afinal de contas, o que é esse tal “Espírito Rider”? Sempre que eu vi essa expressão, ela foi pronunciada por um daqueles tokufãs que assistiram Black antes de qualquer outro Rider e isso leva a outra questão: Será que podemos pegar o “espírito” de uma franquia, assistindo apenas uma dentre as dezenas de séries que a compõem?
Vale ressaltar que até mesmo Black deixou de seguir coisas que eram parte do “padrão Rider”, como o fato de não usar o característico cachecol, de Black ser uma criatura mutante (embora seja chamado de ciborgue em RX, ficou bastante claro que ele passou por uma cirurgia/experiência mutante), a ausência dos famigerados soldadinhos toscos, entre outras coisas.
Será mesmo que em 25 séries, podemos pegar sua essência assistindo apenas uma série aleatoriamente? E justamente assistindo Black?
Para mim, o “Espírito Rider” é um mito, algo que alguns tokufãs usam como parte de uma desculpa pra evitar assistir outros Riders. Só o que podemos constatar é uma evolução da franquia, que começou lá em 1971, com o Ichigo, e que continua nos dias atuais com o Drive, algumas características se perderam, outras surgiram. Os Riders deixaram de surgir como humanos reconstruídos pelo império do mal, deixaram de ser ciborgues, deixaram de usar cachecol, diminuíram o uso das motos, os henshin belts agora tem uma funcionalidade maior do que antes e por aí vai. Tudo é evolução. Se for boa ou ruim, vai do gosto de cada um, mas a evolução que já vi muitos pedirem tá bem diante dos nossos olhos.


2 - Kamen Rider tem que ser gafanhoto/inseto.
Vamos fazer uma espécie de análise morfológica do termo Kamen Rider. Kamen=Máscara, Rider=Cavaleiro (tenham em mente que motociclista em inglês é biker, porém, a palavra rider também pode ser utilizada com o mesmo sentido, já que não estamos falando de cavaleiros medievais (knights), mas daqueles que montam cavalos). Portanto, Kamen Rider é alguém mascarado e que dirige um veículo (tal qual um cavaleiro monta um cavalo), ponto. Não diz ali que tem que ser obrigatoriamente um gafanhoto, inseto, laranja, carro, etc. É um cara mascarado que pilota, a princípio, motos. O inseto, coisa, etc. que será usado como base para compor seu visual e enredo é de total criatividade do roteirista da série (enquanto a maioria dos Riders protagonistas teve seu visual baseado em um inseto, se somarmos os Riders secundários, já houve uma imensa gama de animais diferentes, como arraia, camaleão, rinoceronte, cobra, aranha, morcego e até mesmo o Oni do folclore nipônico). Por mais esdrúxulo que possa parecer, desde que siga um contexto, o tema/visual do Rider não é um grande problema.


3 - Os Kamen Riders atuais não são machos como antes.
Bem, a justificativa em si já é ridícula. Quer dizer que um Rider tem que passar um exemplo de masculinidade? Por quê? A pessoa pode acabar tendo tendências contrárias quanto à sua sexualidade só por assistir um Rider cujo visual é considerado “gay”? Os tokufãs que reclamam sobre isso sofrem de alguma insegurança quanto à própria masculinidade? Antes de qualquer coisa, deve ficar bem claro que a moda no Japão mudou desde os anos 1980. Os cortes de cabelo mudaram, as roupas mudaram, o padrão de beleza mudou. Não que eu entenda da área de moda, mas convenhamos que o visual jovem do Japão é basicamente o visual que vemos nos Kamen Riders atuais. Isso não significa que o Japão (a terra das bizarrices) ficou mais gay, mas que o padrão de masculinidade deles mudou e muito desde os anos 1980 (acreditem, o visual dos homens andróginos é algo sexy para as japonesas). Se isso é bom ou ruim, à mim não faz a mínima diferença. Ainda me lembro do burburinho gerado pelo fato do Phillip (Kamen Rider W) utilizar fivelas no cabelo, tal fato não influenciou em absolutamente nada no desenvolvimento de W, tampouco no caráter do personagem. Existem várias características mais importantes a serem avaliadas, como o roteiro. (E sim, a imagem do Bravo foi proposital. Já que o personagem propositalmente possui trejeitos afeminados, porém, é até então o único Rider do sexo masculino com tal tendência. Um alívio cômico em uma trama que se demonstrou tão ou mais sombria do que a dos Riders Showa.)


4 - Deus no céu e Black na Terra.
Aí começam as tretas. Embora saiba que posso estar pisando em ovos, não posso deixar de falar sobre esse tema. Esse tema rebusca partes dos 3 outros assuntos acima. São três desculpas usadas comumente por pessoas que tomaram Black como um modelo do que é um Rider, que tomaram Black como o Rider perfeito, intocável. Tal atitude seria passável caso ainda estivéssemos na mesma situação dos anos 1980/90, onde toda e qualquer informação sobre tokusatsus era escassa/inexistente. Só fomos tomar conhecimento de que haviam outros Riders antes de RX quando os próprios surgiram na reta final, daí vieram as reportagens nas revistas HERÓI Gold e Heróis do Futuro. Hoje em dia temos uma imensa gama de sites, blogs, fóruns e wikipédias dedicadas exclusivamente aos tokusatsus, a desculpa da desinformação já é inválida, todo e qualquer conteúdo sobre a franquia está a poucos cliques de distância.
Que fique bem claro que isso não significa que a pessoa deva deixar de gostar de Black pra poder assistir um Rider mais atual ou mais antigo. Se Black foi especial para essa pessoa, ele não vai deixar de ser especial se ela passar a gostar de mais um Rider. Portanto, não há razão para haver um haterismo com relação á Riders que vieram antes ou depois de Black, ou que sequer estrearam (como se pôde ver na época do anúncio e divulgações de imagens de Gaim). O erro está em subestimar uma série por ela ter vindo antes ou depois de Black, produzir ofensas gratuitas contra séries que a pessoa se recusa a assistir e criticar quem gosta dos Riders atuais ou mais antigos (da mesma forma que alguns se ofendem com o termo viúva do Black, também é ofensivo taxar esse ou aquele Rider como ruim, gay, etc. sem sequer ter dado uma chance ao Rider alvo das ofensas). Tudo bem não gostar de outros Riders que não sejam o Black, mas é completamente desnecessário ofensas gratuitas, assim como tudo bem ainda ter Black como seu preferido e gostar de outros Riders.
Gostou da matéria? Gostaria de sugerir algum tema? Vá ali abaixo e deixe seu plá nos comentários!

- Kleber “Nazca”

{ 18 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. a unica diferença dos riders originais criados pelo mestre ishinomori e os atuais, alem de ausência de viadagem, é que eles eram anti-heróis... já os riders de hoje são heroicos demais... exagero de altruísmo... isso foi retratado no filme "showa rider vs heisei rider" quando o gain perde a luta pro ichigo pra proteger uma flor... (PS: isso não é spoiler porque foi decidido em votação, se vc não sabia provavelmente estava na lua...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Provavelmente os japoneses entenderam melhor essa coisa da flor do que nós. Os japoneses têm aquela coisa de valorizar a vida até nas menores criaturas (um tanto esquisito, já que os mesmos japoneses acham uma atitude questionável como o suicídio algo honrado). Mas, fazer o quê... Se bem que não se podia esperar menos do Kouta, ele tinha aquela atitude "eu tenho poderes, portanto vou usá-lo para ajudar os outros", altruísmo deve ser o nome do meio dele. LOL

      Excluir
    2. sei lá é anti-heroi por que a policia/sociedade não aceita? Sei lá acho que um cara que passa por um transformação para combater um organização não é heroico? ou que nada da amazonia até Japão para combater viloes? Tipo anti-heroi no meu ponto de vista é o cara que salva o dia mas esta pouco lixando pela paz mundial ou paz local, coisas que os riders antigos fazia era combater um organização maligna que representava a maldade, além do fato destas series entre outras foram criadas para mostrar herois a moda japonesa, não a enlatados imortais americanos (deixando bem claro que gosto de tais enlatados), o unico problema que vejo em Kamen Riders atuais é esta vontade de ser comercial d+ e lotar de propaganda de brinquedo mas por outro lado não podemos reclamar de algo voltado para crianças.

      Excluir
    3. ai que vc se engana... os riders antigos não passam por transformação pra combatar organização nem uma... são transformados contra vontade e fogem antes da lavagem cerebral, e voltam pra se vingar por rancor por perder a própria humanidade... só isso. anti-herói não é "cara que salva o dia mas esta pouco lixando pela paz mundial ou paz local" leia mais sobre "anti-heroísmo".

      Excluir
    4. acho uma palhaçada eles infantilizarem muito os riders... do kuuga a decade os roteiros eram mais sérios... depois virou palhaçada... besteira isso, pra vender boneco pra garotinhos do jardim de infância já existe super sentai... não precisavam zuar os riders...

      Excluir
    5. Com certeza não deve ter assistido Gaim. Um dos roteiros mais sérios dos últimos anos (iniciou meio estranho, meio puxado pra uma história mais leve, mas deu um giro de 180º e tomou um rumo tão sério como não se via há alguns anos em tokusatsus). É caça-níquel? É! Tem momentos comédia? Tem! É feito pra vender brinquedos? É, porque todo tokusatsu tem esse objetivo! Alias, o tokufã têm que ter a noção de que, mesmo sendo um caça-níquel, um toku pode ser bom.

      Excluir
    6. sim, é verdde, Gain esta para kamen rider como jetman esta para super sentai... é épico... muito bom o roteiro, que continuem assim...

      Excluir
    7. Serio falar que riders é anti-herói é tenso no caso que falei exemplifiquei os que vi no caso V3 que pede para sofrer a transformação para combater a organização do mal, agora se não acha que isso é heroico? Lógico de primeira ele tem seus momentos altruístas o que caracteriza um anti-herói, outra te perguntei o que elementos vc vê em riders antigos para ser anti-heroi estas características que vc citou apresenta no começo das series, depois o próprio rider vê sua importância como heróis tanto que normalmente no final sempre vão trabalhar para onu e afins, agora até mesmo no riders novos a muito de anti-heroísmo principalmente riders segundarios, nem vou citar exemplo sei lá mas normalmente começam anti-heroi depois entendem sua posição viram herois

      Excluir
    8. V3 pede pra sofrer transformação pra vingar a própria família assassinada, e isso não é altruísmo! ele não esta la pra derrotar a destron e salvar a humanidade, ele esta la pra vingar a família, salvar o dia é consequência... aprenda ler entre linhas...
      pra vc ter um ideia, kamen rider só surgiu porque skullman foi considerado "anti-herói" demais e seria impossível adaptar pra tv, assim surgiu o manga kamen rider... por mais que shotaro ishinomori quisesse criar um herói nas adaptações pra tv, ele sempre dava um ar de anti-heroísmo pra todos os riders. o herói se move por altruísmo, o anti-herói por causas pessoais.
      é a diferença entre batman e super homem por exemplo: um se move por ódio por perder os pais pro crime, e o outro por ter o poder e querer usa-lo para o bem... se bem que o batman é considerado um herói trágico, já que a perca dos pais serviu como inspiração a lutar pela justiça... bem diferente dos riders originais que lutam por vingança mesmo.

      qualquer personagem que se move por vingança no minimo é anti-herói cara...

      Excluir
    9. Sim, correto, falar que Batman é anti-herói é outra zueira o cara simplesmente se doa para esta vida isso, lógico salvando historias onde ele anda na linha tênue da loucura e psicopatia.

      O próprio Batman em certa historia perde a cabeça com a oportunidade de reviver os seus pais (coisa que um vilão tentou), mesmo assim recobra seus sentidos é começa fazer o certo lembrando que esta historia esta dentro da revista da liga casa tenha interesse se já não leu é um arco excelente.

      Se for seguir isso ai praticamente todos heróis do planeta são anti-heróis, Goku quantas vezes deixou um vilão forte aproximar apenas com a intenção de lutar contra o mais forte?
      Atitude egoísta dele.

      Sobre altruísmo me equivoquei sobre o termo era para falar o contrario ali egoísmo (erros acontecem quando responde comentários na net fazendo outras coisas).

      É bem citado skullman coisa na qual iria comentar a diferença que ele foi obrigado a transformar todos os seus anti-herois coisa que skullman carrega e muito, em heróis para a televisão como você mesmo citou, mas a verdade que riders passam por uma transformação em heróis, normalmente ele nem entendem sua participação na historia tem um grande necessidade de vingança algo que acho que todos riders antigos tinham para depois ir culminando em heróis de verdade (este motivo não considero anti-heróis) considerar apenas a motivação inicial do cara é você que não vê todo o contexto ou como você diz saber ler entre linhas.

      Entendeu a transformação que ocorre nas series?

      no filme que não vi nem posso comentar pode ter usado esta faceta de anti-heroi mas nos filmes anteriores sempre os riders antigos aparecem como os herois fodas




      Excluir
    10. cara, entenda um coisa, não são as atitudes de um personagem que torna ele um anti-herói, e sim o que o move... o exemplo que vc deu do goku é de honra... não egoismo.

      porque vc não gosta de anti-heróis?

      tipo, não sei que filmes vc esta falando, mas se for desses novos com participação dos showa rider, pode desconsiderar porque shotaro ishinomori morreu faz séculos rsrs, não são os verdadeiros showa riders originais, são adaptações da Toei.

      e tipo, vc tem que levar em consideração mais o mangá, porque mesmo nas séries antigas tinha muitas diferenças, no manga os riders eram só mais um monstro gafanhoto criado pela shocker, não ciborgues fodões que venciam facilmente qualquer criatura como nas séries.

      Excluir
    11. Não tenho nada contra anti-herois pelo contrario acho melhores que heróis só que kamen riders são heróis da justiça, a mesma coisa de honra pode ser usada para kamen riders, exemplifiquei um atitude do Goku que pode ser interpretada de uma forma ou de outra ai que entra o fundamental interpretação, voce considera riders anti-herois pelos menos os antigos já eu considero símbolos de heróis japoneses, mas ai que é o legal das discussões na internet ou em qualquer outro lugar, não precisa de rage nem nada apenas voce tem seu ponto eu tenho meu ( e normalmente em discussões conhecemos melhor a coisa discutida).

      agora sobre a participação do Ishimori nas series principais, já li que ele não tinha participação quase nenhuma na concepção de visual etc, algo que acontece hoje em dia onde por exemplo no kamen rider fourze foi escrito pelo cara que fez Tengen Toppa Gurren-Lagann apenas historia, já no Gaim li que o cara que escreveu pegou já tudo pronto de visual e tinha que encaixar a historia.
      Já li que o Ishimori fez o visual, historia, tudo, e já li que ele só escreveu o manga e foi adaptado para tv.
      Não sei ao certo e acho difícil sabe pois é mudado a cada catalogo novo

      No manga agora não se pode comparar com as series e outra vibe lá ele tinha livre passe para escrever, e no final das contas estamos comparando as series não o manga

      Outra coisa é a concepção de herói japonês que é totalmente diferente das nossas ocidentais veja o por exemplo o Homem Aranha japonês não o que tem o robô gigante mas sim o manga, lá a visão de heroísmo é bem diferente da nossa.

      att,

      Excluir
  2. É lógico que um tema desse ia gerar polêmica. Os que gostam dos primeiros riders são (possívelmente) uns cinco a dez anos mais velhos dos que os que gostam mais velhos dos que os que gostam de Black, que por sua vez são mais velhos dos que os que gostam da era Heisei.

    É compreensível que cada um queira exaltar aquilo que mais gosta e, para isso, atacar o outro que gosta do que é diferente, no caso, os heisei riders. Compreensível, mas ridículo.

    Seja sincero: os showa riders tem algumas coisas legais (eu mesmo gosto deles), os temas são legais, mas assistir os efeitos toscos de mil novecentos e dinossauro é muito tenso. Garanto que a maioria fala, fala e quase nunca assiste. Só fica nos fóruns dizendo "Ichigo é o cara, bateu no Gaim". Cara, Assiste direito e vê que o Gaim mata ele na primeira luta. Depois, ta detonando ele, e só pq o cara protege a florzinha "o Ichigo detonou o cara". Fala sério...

    Falar do Black então é pior. Uma série monótona, onde os 2 primeiros episódios são legais, depois entra numa rotina: descobre os górgons, apanha do monstro, bate no monstro, mata o monstro. Ficou melhor quando Shadow Moon acordou (e ele tem um visual muito mais da hora que o do Black), mas manteve a monotonia dos episódios até chegar aos eps finais, que enfim, foram legais.

    A galera só fala tanto de Black porque foi o único que assistiram. Nada contra, gosto de Black e RX, e alguns Heiseis, como Kuuga, pra mim são bem fraquinhos. Porém, histórias como a de Gaim e W pra mim foram muito bem construídas. E outras séries como Fourze, teve bons toques de humor e um bom desenvolvimento nos episódios. E teve tbm séries como Wizard que foi muito bacana, desenvolvou bem, e o final foi uma merda!

    Olhar fotos dos heisei riders na net, assistir os trailers e sair criticando é infantil e tosco, assism como é tosco falar dos showa riders sem ter assistido nenhum (e eu assisti) fora Black e RX. Ver a mínima participação dos riders antigos (lê-se Black e RX) em filmes da série Super Hero Taisen e sair falando "quem devia ter matado o Shadow Moon era o Black" (Super Hero Taisen Z, pq no primeiro ele matou, eba!) ou "o Black tinha que aparecer mais" é tão infantil quanto o primeiro exemplo, pois o cara assiste um filme inteiro esperando com um mau humor do cão o bendito rider que ele adora (olha o Black ai outra vez!!!) aparecer, pro cara falar "o filme todo não prestou até agora, valeu assistir pq o Black apareceu".

    Tentar assistir as séries atuais com a mente mais aberta é interessante, pois assim as pessoas verão que gostar do Black é bacana, mas é o mesmo que você assistir o filme dos vingadores e ficar esperando o Hank Pym (homem formiga) aparecer e dizer que foi uma droga porque não aconteceu, ou vibrar no unico segundo que uma formiga passa na parece em alguma cena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário sensato, caro xará... eu, particularmente, já parei de "discutir" com adoradores de séries que foram exibidas aqui porque é dar murro em ponta de faca... para eles, só o que passou por aqui na época deles é o que presta e se esquecem que existem séries que vieram antes e depois do que começou com a Manchete. Se eles querem ficar presos a séries que foram exibidos por aqui, azar o deles. Eu vou continuar escrevendo e expandido meu conhecimento no mundo toku. O povo acha que é fã de toku, quando na verdade, eles não o são. Eles são fãs de séries que foram exibidas aqui. Nada mais que isso.

      Excluir
    2. os que gostam dos primeiros riders não precisam ser mais velhos... eu por exemplo nem peguei a época do black... nasci em 91, só assisti RX, os riders antigos, assisti todos os que já foram legendados, fora o manga original... pra gostar dos riders antigos basta gostar realmente dos "kamen riders", porque depois do agito, o gênero kamen rider só substituiu os antigos metal hero, só isso... mais nem por isso são séries ruins, só acho um lixo de série fourze, ooo e wizard... esses sim são lixos, uma vergonha...

      e tipo, tem muita gente que defende os hisei riders de unhas e dentes mas não viu todas as séries, conheço muitos por ai que se baseiam nas séries pelos mundos do decade...

      a unica coisa que eu queria é a volta dos riders mais sérios, e isso é possível, é só ver o "satria garuda bima" criado pelo ishimori productions na indonésia que já esta na sua 2 temporada, aquilo sim é um "kamen rider"...

      Excluir
    3. o problema é que o japão anda muito "fresco" de um tempo pra cá... ja tentaram trazer de volta os verdadeiros kamen riders com "kamen rider hibiki" só que deu a polemica que vcs devem conhecer, que as crianças começaram a ter medo dos riders e os pais fizeram uma petição pra mudarem o roteiro da série... ai estragou tudo...

      eles poderiam voltar com o gênero no horário da madrugada, tipo garo.

      Excluir
    4. Hibiki era um projeto original do Sensei Ishinomori, mas não foi criado para ser um Rider, ele virou Rider apenas por conveniência ($$$). E nós sabemos bem como são as obras originais dele, mais adultas, mais violentas, vide as obras clássicas como Kikaider e Inazuman, onde os vilões viviam matando gente inocente. Era esperado que houvesse alguma alteração pra poder ser exibido em determinados horários, já que muita coisa mudou desde aquela época.

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -