Posted by : RodrigoPatoDonald sábado, março 14, 2015

Godzilla VS Mothra (1992): Somos nós que temos forças pra lutar.....


Já falei nas minhas reviews sobre Shogun Mayeda e sobre Azumi que o mundo toku é MUITO mais que as 4 franquias consagradas por nós brasileiros (no caso, os Ultramans, os Metal Heroes, os Super Sentais e Kamen Rider). Sim, povo brasileiro! Para a mentalidade da MAIORIA dos toku-fãs, os tokusatsus japoneses só se resumem a isso: Família Ultra, Metal Hero, Super Sentai e Kamen Rider. Eles esquecem que tem MUITO mais envolvido no mundo toku. Vamos encontrar gêneros e sub-gêneros que a gente NEM imagina que exista. Um desses gêneros que poucos toku-fãs dão valor é o que deu origem ao que nós chamamos de tokusatsus hoje em dia. Estou falando dos filmes e séries do Kaiju Eiga. ou, como preferirem, os filmes e séries de monstros japoneses. Vamos encontrar nesse gênero, filmes e séries populares, como Ultra Q, Príncipe Dinossauro, Godzilla, Gamera, A Deusa Selvagem entre outros que, querendo ou não, são tokus. Foram as gênesis dos tokus que vocês conhecem. Afinal, qual toku-moderno de hoje em dia não tem monstros para os heróis combater, né?? Mas nós do Rampage estamos para mudar isso. Como estou careca de falar por aí, os tokus possuem 60 anos de história e o nosso trabalho será divulgá-los como um todo.

E por que não falar de  um dos primeiros kaiju eiga que eu vi? Godzilla vs Mothra foi o segundo encontro do lagartão com a mariposa (o primeiro foi em 1964). Nesse longa, de 1992, temos a mesma premissa encontrada no longa A Deusa Selvagem. Em ambos os filmes, duas entidades divinas são raptadas para serem exibidas num circo e coube a mariposa divina Mothra (Mosura, no original) resgatar as suas protetoras. Só que, nesse filme, a mariposa, que é a mocinha, tem um adversário perigoso: o lagartão Godzilla (Gojira, no original). Ele foi despertado dentro do monte Fuji e começa a sua andança pelas cidades vizinhas. O exército japonês não sabe o que fazer para deter o lagartão. Coube aos mesmos homens que prenderam as fadas pedirem para elas usarem Mothra para impedir Godzilla de avançar contra as cidades japonesas. Só que os seres humanos não contavam com o surgimento de outro monstro, no caso, a vespa Bathra (Basara, no original), inimiga natural de Mothra. Agora, Mothra terá dois trabalhos: Bathra e Godzilla.

O tema desse filme foi a ecologia. Vimos nesse filme que o homem é o responsável pela revolta da Natureza. Vimos que, enquanto o homem continua destruindo a natureza, quem sofre as consequências são eles mesmos. Sabem aquele ditado argentino que diz: "A mesma mão que dá carinho é a mesma mão que fere!"?? Poizé. É dessa forma que os homens são os responsáveis pelo surgimento de Godzilla, que, na sua fúria, começa a caminhar para destruir Tokyo. A mariposa Mothra e a vespa Bathra representam o Yin e o Yang. Enquanto Mothra representa a Luz da Terra, Bathra representa as Trevas. A existência das duas criaturas representam o equilíbrio da Natureza. Com o surgimento de Godzilla, o equilíbrio entre as duas criaturas entra em colapso. Como Mothra é a Luz, coube a ela e as duas fadas (Cosmo#01 e Cosmo#02) encontrarem esse equilíbrio. E nesse momento que vimos uma tacada de mestre dos roteiristas, que fizeram com que Luz e Trevas trabalhassem juntos, para a volta do equilíbrio da Terra e da Humanidade. E assim, vimos que o Yin e o Yang são essenciais para a Terra, tudo mostrado de forma poética e sem ser didático.

Godzilla VS Mothra foi um toku exibido a exaustão nos anos 90 na TV Brasileira. Apesar do foco ser o público adulto, conseguiu cativar uma boa parcela do público juvenil. Uma das coisas mais belas que podemos encontrar nesse kaiju está numa trilha sonora retratada de forma poética e irrepreensível. Aliás, apesar de gostar e MUITO da forma em que o tema da ecologia foi retratada no roteiro, o maior trunfo do longa está nas canções, que são "lamentações" em favor de Mothra. São músicas tristes, admito,mas, que envolvem e mexem com a gente! Uma das coisas que tornam Godzilla VS Mothra'92 interessante é sua fotografia escura que dão um tom soturno para o longa. As (poucas) cores que aparecem na fotografia se resumem aos momentos em que Mothra surge nas telas. A direção de arte conseguiu ser fiel a Tokyo do ano de 1992. Aquele duelo da mariposa contra o lagartão no parque de diversões foi um dos melhores momentos do filme. Uma das coisas mais fracas no filme está na escolha do elenco. Com exceção de Tetsuya Beesho e a famosa Megumi Odaka, o elenco não soube se expressar muito bem. Até mesmo as duas fadas, que deviam ser mais destacáveis, não tiveram imponência diante das câmeras.

Godzilla VS Mothra'92 é um filme mágico. É uma ótima oportunidade para vocês ampliarem seus conhecimentos sobre os kaiju eiga e o mundo toku como um todo. É uma fábula moderna onde os principais vilões não são nenhum dos três monstros mostrados, mas, as próprias vítimas. Afinal, nos traz o mal essa semente do amanhã...

Deixe seu comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -