Posted by : RodrigoPatoDonald segunda-feira, julho 27, 2015

"Aconteceu, virou Manchete!"



Hoje vou falar de um assunto pertinente e que tenho observado por MUITOS grupos e pages do Facebook e blogs a fora: o suposto “retorno” da emissora Manchete que os que se dizem fãs da mesma querem. Mas, frequentado grupos, páginas, blogs e afins relacionados à finada emissora, eu pergunto: SERÁ QUE OS “FÃS” DA EMISSORA SÃO “FÃS” DA EMISSORA?? SERÁ QUE ELES REALMENTE QUEREM O RETORNO DA MESMA??

Vamos analisar o seguinte. O que vemos nessas mídias virtuais relacionadas à finada emissora? Será que, aqueles que se dizem “fãs da Manchete” sabem da real importância da mesma? Vejamos alguns itens.

Vocês sabiam que a Manchete foi pioneira na exibição completa do Carnaval de rua e dos desfiles dos Grêmios Recreativos Escolas de Samba do grupo especial e adjacentes do Rio de Janeiro e, cujas imagens de desfiles, eram as mais cobiçadas? Poizé, né? Para se ter uma ideia, segundo o livro “Aconteceu, Virou Manchete”, de Elmo Franckfort, as emissoras concorrentes que queriam imagens do Carnaval, dependiam exclusivamente da Manchete para ter imagens dos desfiles, nos anos 80. Quando a emissora começou a entrar em crises, a Globo toma a concessão dos direitos de imagens e a Manchete fica restrita somente a Carnaval de rua e de grupos fora do desfile do grupo especial.



Vocês sabiam que a Manchete foi a primeira e ÚNICA emissora a quebrar a hegemonia da Rede Globo em teledramaturgia brasileira? Sim! A novela Pantanal foi um marco da nossa teledramaturgia. Ela dava em média 44 pontos no ibope, o que é MUITO para o horário em que foi exibida pela primeira vez (21:40, visto que as novelas da noite na Globo, na época, começavam as 20:30 e duravam uma hora). O feito foi tão bem sucedido que Pantanal se tornou a novela do ano de 1990, considerada a segunda mais vendida pro exterior da história do nosso país (perdendo apenas para Escrava Isaura) e ainda consagra bons nomes da nossa teledramaturgia, como Claudio Marzo, Cristiana Oliveira, Carolina Ferraz, Ingra Liberato, Marcos Palmeiras e Jussara Freire. No ano 2000, no Especial 50 Anos da TV Brasileira – Novelas, a Globo reconheceu a novela como a mais bem sucedida da nossa teledramaturgia, até o presente ano.



Grandes nomes do nosso esporte foram descobertos pela Manchete. Visto que as emissoras se preocupavam mais com o futebol e a Fórmula 1, a Manchete, a partir dos anos 90, embarcou em novas áreas esportivas. Foi a primeira emissora de canal aberto a exibir um torneio de tênis de ordem internacional (no caso, o Roland Garros) e jogou para a nação, o tenista Gustavo Kuerten, que teve sua popularidade aumentada graças a transmissão exibida pela Manchete. Em tempo, outra área esportiva apresentada pela emissora FORA da época das Olimpíadas foi a ginástica olímpica. Nesse tempo, fomos apresentados ao talento dos jovens (na época) Danielle Hypólito e seu irmão, Diego Hypólito, que foram descobertos no final dos anos 90 e tiveram seu auge no decorrer dos anos 2000.



A programação infantil também foi forte presença na emissora. Grandes nomes da nossa apresentação infantil surgiram na Manchete. Xuxa surgiu em 1983 no Clube da Criança. Seu sucesso foi tão grande que a Globo pagou (MUITO) para ter seu passe dentro da grade da programação. Xuxa (e, consequentemente, a Manchete) foi a pioneira em criar um formato de programas infantis com uma apresentadora no meio de uma plateia com crianças e brincadeiras, além de apresentar desenhos. Anos mais tardes, outro nome feminino poderoso do entretenimento infantil surgiu na emissora: Angélica. A popularidade de Angélica entre o público infantil foi tão grande e repentina que a emissora deu mais um programa para ela: o juvenil Milk Shake. Angélica teve seu passe disputado por três emissoras e ainda por cima foi a rainha da casa. Passou pelo SBT e hoje é um nome forte na Globo.



Esses foram SÓ alguns exemplos de grandes sucessos que a finada emissora nos deu. Mas ela está cheio de exemplos maravilhosos que fizeram história e que deixaram a sua marca no tempo. Vamos encontrar bons exemplos de programas de variedades apresentados de forma imparcial e interativa, revistas eletrônicas, séries e animações americanas de qualidade, show e filmes de destaques para a época, minisséries com externas esplendorosas, cuja audiência incomodou a concorrência. Enfim, uma variedade de assuntos que fizeram com que a Manchete alcançasse o patamar de emissora de televisão de qualidade e de sucesso.


Mas, do que REALMENTE os “fãs” da emissora lembram-se da mesma? Será que foi o sucesso estrondoso de Pantanal e por ter quebrado as pernas da Globo? Dos telejornais que batiam de frente com as outras emissoras? De entrevistas poderosas como a do comunista Fidel Castro, que escolheu a emissora para uma entrevista aberta para uma emissora de TV? De ter na novela A História de Ana Raio e Zé Trovão, a pioneira como novela itinerante, sendo a primeira novela a ser filmada em TODAS as regiões do país? Dos grandes nomes da apresentação jornalística que surgiram na mesma e que deportaram para outras emissoras? De uma minissérie que teve o primeiro beijo gay? Da ÚNICA emissora a levar Silvio Santos a participar de uma novela? A resposta é óbvia: NÃO!



Os “fãs” da emissora lembram-se da mesma como aquela que exibia SÓ tokusatsus e animes japoneses. Sim, meus caros! Os que se dizem “fãs” da mesma não reconhecem a importância da emissora em si. Eles não se lembram da emissora em si. Eles só se lembram dos desenhos e seriados japoneses que eram exibidos dentro dos programas infantis, como Clube da Criança com Angélica, Cometa Alegria, Sessão Super Heróis e Dudalegria. Páginas na internet sempre fazem referências da emissora, mas, sempre ligando a mesma as produções japonesas. Homenagens à emissora é sempre recheada de fotos e imagens de tokus e animes (shonen). Não se vê homenagens à emissora com uma produção local, tipo, minisséries, novelas, telejornais e entre outros programas da casa. Nas homenagens que fazem a emissora, vamos encontrar personagens de Jaspion, Jiraya, Changeman, Cavaleiros do Zodíaco, Yu Yu Hakushô, Shurato e etc.



Por causa dessas séries, muitos pedem o retorno da emissora. Já acompanhei alguns fóruns e discussões, apresentei prints para jornalistas e psicólogos e faço a seguinte pergunta que fiz no início: será que eles querem o retorno da emissora? Segundo as pessoas que entrevistei, eles não querem o retorno de novelas que batiam a Rede Globo. Eles não querem o retorno de programas infantis de qualidade. Não querem programas esportivos e coberturas de carnavais. Não querem um telejornal ousado e interativo. Eles querem a Manchete para exibir SÓ tokusatsus e animes japoneses. E o mais incrível disso tudo. O povo NÃO quer tokusatsus e animes novos, eles querem os “clássicos”. Leia-se como clássicos, aqueles tokus e animes exibidos nos tempos áureos da finada emissora.

É errado querer exaltar a memória afetiva da nossa infância? Claro que não! É mais do que prazeroso! O intuito desse post NÃO é ofender ninguém e obrigar NINGUÉM a “vamos engolir tokus e animes novos na marra”. O objetivo desse post é esclarecer uma coisa: para aqueles que se dizem “fãs da Manchete”, na verdade, NÃO são fãs da emissora de verdade. São fãs dos seriados e animes japoneses exibidos na grade da programação. É errado ser fã dessas coisas? CLARO QUE NÃO! Afinal, é gostoso ter essa sensação de nostalgia que o passado nos apresenta. E tem gente que usa dessa nostalgia para abusar da boa vontade daqueles que se dizem fãs. Tem se espalhado por aí, boatos do retorno da emissora com a mesma programação dos anos 90. Ou seja, o povo acredita no boato que a “Manchete vai ressuscitar e trazer os animes e tokus ‘clássicos’ de volta”. Caso, supostamente falando, o nome Manchete volte numa emissora de TV, vocês acham que teriam espaço para tokus e animes clássicos de volta? Se a Manchete “ressuscitar”, ela teria que ser, no caso, uma emissora que tinha que se adaptar aos tempos modernos, se quisesse continuar mantendo nomes fortes de patrocínios e da nova geração de telespectadores. As concessões de animes e tokus clássicos que o povo tanto quer “pertenciam” a Manchete, está nas mãos de outras emissoras e canais. Vocês acham que, SE a Manchete voltar, vai ter cacife para pagar por essas concessões?

O objetivo PRINCIPAL dessa matéria, como lhes falei acima, é abrir os olhos dos leitores, para mostrar que eles não são fãs da emissora, mas, das produções japonesas exibidas na mesma. Estas mesmas produções que estão ao nosso alcance através de DVDs e de outras opções pela internet. É claro que, assistir um Jaspion e um Cavaleiros do Zodíaco na emissora que nos proporcionou grandes momentos de alegrias na nossa juventude, nos daria um sabor agradável ao nosso paladar nostálgico. E sei que, como eu, muitos sonham com o retorno da emissora. Mas, para esse suposto retorno ser triunfal, devemos reconhecer que a Manchete foi MUITO mais que tokus e animes. Ela teve produções próprias, sem depender de “enlatados japoneses” que foram suas principais marcas e que são importantes para a história da nossa TV. Produções essas que foram premiadas e aclamadas. Essas produções sim, que deviam ser exaltadas por aqueles que se dizem fãs da emissora. Afinal, essas foram produções nacionais, que tiveram muitas despesas e que ajudaram a emissora a continuar com as exibições dos seus amados tokus e animes.


Não custa nada continuar usando os espaços que a internet nos proporciona para falarmos de tokus e animes que nos marcaram. Mas, sejamos criteriosos sobre de como usamos o nome MANCHETE. Procurem alargar seus conhecimentos. Tentem conhecer a trajetória de programas, novelas, minisséries e artistas que nasceram na emissora. Lembre-se: a Manchete foi MUITO mais que animes e tokus. Ela se destacou merecidamente por produções próprias. Vocês vão tirar muito proveito se fizerem isso e verão de verdade, o que a Manchete tem a oferecer. Algumas dessas coisas podem ser encontradas em DVDs e vídeos espalhados na internet. Então, alarguem-se. Afinal, aconteceu, virou Manchete! :D


{ 20 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. A manchete foi ousada, peitava mesmo a globo como ninguém, uma pena que os herdeiros do fundador não souberam administrar direito a emissora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só um adendo, Rafael Kaen! A Manchete já estava de mal a pior quando o Bloc ainda estava vivo. Mas, fora isso, realmente, a Manchete peitava a Globo LINDAMENTE! :3

      Excluir
  2. Assistia a emissora desde antes da época do Jaspion ter estreado lá (estreou em 1988). De fato foi uma emissora como poucas, que possuía uma programação bastante diferenciada (para transmissões de futebol/Copa do mundo, filmes, seriados, novelas, programas de variedades, etc.) . Tanto que fico imaginando vez ou outra como seriam se um ou outro anime inédito por aqui - e com a "cara" da emissora (Slam Dunk, Patlabor, Crayon Shin-Chan, Devilman, Cutey Honey, Bobobo-bo Bo-bobo, Area 88, Capitão Harlock, Lensman, Berserk, Ginga Nagareboshi Gin, entre outros - fora uma cacetada de Tokusatsus diversos) tivessem sido exibidos no período em que a emissora estava ativa. Mas não se enganem: a TV convencional têm sido cada vez menos prioridades das pessoas, fora que beeeem lá no finzinho a Rede Manchete passava por uma quase imperceptível queda qualitativa em sua programação (ali pela época em que a novela Brida era exibida; dependendo do horário passavam umas porcarias de dar dó!). Na minha opinião foi sim inesquecível e maravilhoso, mas é bem melhor que fique em nossas memórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! NEM tudo na Manchete era perfeito! Lógico que, o que a Manchete tinha de qualidade pra mostrar, ela mostrava de forma soberba. E, já no final de sua existência, ela já demonstrava abatida. Por fim, que a emissora descanse em paz!!

      Excluir
  3. Realmente foi uma emissora como poucas, teve muito mais artistas vindos da manchete, não estenderei com nomes... Não espero retorno da manchete não, pois como nosso amigo Rodrigo disse: Ela teria que se adaptar aos tempos modernos e acho isso meio complicado. Abração à todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... foi uma emissora como poucas, E, realmente, o retorno da emissora é algo ilógico. Não teria cabimento! Claro que podemos sonhar, mas a realidade atual das emissoras de TV Aberta, principalmente, na área de programação infantil, que é o motivo de fãs mais afoitos quererem o retorno da emissora, é bem cruel.

      Excluir
  4. A Manchete viverá para sempre nas nossas memórias e nossos corações, mas devemos encarar os fatos, a realidade atual é bem diferente daquela na época da Manchete, e querer que a emissora volte para ser exatamente aquilo que era não apenas seria um retrocesso como seria também totalmente desnecessário, então, é melhor que ela permaneça do jeito que está, deixá - la viva em nosso afeto e seguir em frente...^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim.... SE NEM a Globo está sobrevivendo direito a crise da TV Aberta, IMAGINE uma nova Manchete?? Seria um tiro no pé... :v

      Excluir
  5. E nem tentem considerar a Rede TV como "sucessora espiritual" da Rede manchete pois ao contrário da Manchete esta é um lixo desde que surgiu! Pra mim a melhor (ou menos pior) hoje em dia das TVs abertas é a Band - além da Cultura, que nunca baixa o nível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma curiosidade, Ovomaltino... a TV Cultura, mesmo considerada uma emissora de audiência baixa aqui no Brasil, foi considerada a SEGUNDA melhor emissora de TV do MUNDO (perdendo APENAS para uma emissora britânica). Legal, né??

      Excluir
  6. Pois é legado da Manchete foi incrível tanto que é material de estudo para aulas de marketing como estudo de caso.
    Eu mesmo fiz um trabalho acadêmico sobre o grupo Bloch é sua importância na época para uma matéria de administração mercadológica para vê a real importância da emissora, e por fim a mau gestão que aconteceu com a mesma.
    Eu sempre referencio estas táticas de marketing pesadas caso o que a manchete fazia, mas por outro lado isso sempre sai pela culatra se não for bem gerenciado. Idem exemplos como o da SEGA.
    No mais estas lendas da manchete voltar só é alimentada pelos nostálgicos que por muita das vezes ao rever estas series descobre que são uma merda ou não tão boas quanto lembrava, não se pode colocar que aquilo é bom e o melhor de sempre quando assistimos quando criança.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim... a Manchete deixou um legado incrível. Pena que, a maioria dos que se dizem fãs da emissora, não reconhecem isso. Eu garanto que, SE ela voltar, os mesmos fãs NEM terão tempo de assisti-la, visto que crescemos e temos responsabilidades, já que os animes e tokus shonens que o povo tanto quer seriam exibidos num horário exclusivo para crianças. :p

      Excluir
    2. (quanto ao lance da TV Cultura): sim, legal. Acho que a emissora japonesa- até onde eu vi - que mais se assemelha à ela seria a NHK. Ou seja: Kyoukai no Rinne neles, JÁ!!! :P

      Excluir
  7. Não sou da época da manchete, mas queria de volta

    ResponderExcluir
  8. (E TAVA TÃO BOM ESSE PAPO,QUE É UMA PENA QUE TENHAM PARADO... :( )

    Mas cês tão sabendo dessas paradas aí que a Cultura vai fechar (dizem que é culpa do "ferrador do metrô"Alckmin... )? Tempos duros, pessoal...

    ResponderExcluir
  9. os 1ºs animes que vi na Manchete foram Patrulha Estelar e Don Dracula.
    voce se lembra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. :P

      E tô querendo comprar o DVD do Don Drácula que saiu com a série completa faz um tempo já...

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -