Posted by : RodrigoPatoDonald sexta-feira, julho 31, 2015

Eu sou uma "viúva"? Você é uma "viúva"? Ele é uma "viúva"?? Vejamos!!




Por que eu resolvi escrever essa matéria assim, do nada? Bem... está MAIS do que na hora de jogarmos limpo e resolvemos essas intrigas. Muitas BRIGAS entre aqueles que se dizem fãs de tokus começam pelo simples fato de outros usarem a expressão "VIÚVA". Em que ela implica? Vejamos...

Certo dicionário popular define a expressão "viúva" dessa maneira: "Mulher que era casada e teve o casamento interrompido por falecimento do cônjuge. Aquela que vive a chorar pelo cônjuge falecido e que não quis casar de novo". 

De onde surgiu a expressão "VIÚVA" na toku-net? O que ela significa? Vejamos..


A expressão "VIÚVA" surgiu em meados de 2007, no Orkut. O foco das comunidades de tokus do Orkut na época eram os seriados japoneses exibidos pela saudosa Manchete de 87 a 93 e o desejo fervoroso dos fãs de quererem que a mesma retornasse exibindo os mesmos seriados e animes (shonen) que eram exibidos pela mesma. O povo só foi descobrir (em grande massa) que existia tokus "pré e pós Manchete" praticamente em 2009, quando a Rede TV estreou Ryukendo. Daí, surgiu o interesse pela grande MAIORIA por tokus fora do que foi exibido pela época áurea da finada emissora.



A expressão "VIÚVA" ganhou mais força mesmo graças a Ryukendo. Um membro de uma comunidade do Orkut sobre tokus MUITO popular (que, na época do Orkut, era a MAIOR sobre tokus) na época criou uma espécie de boicote para a Ryukendo, tentando mexer com a comoção popular, ao usar slogans parecidos como esse de, "quem é toku-fã de VERDADE NÃO vai trair a memória da Rede Manchete e NÃO vai assistir Ryukendo". Ele TENTOU criar um abaixo assinado para mandar para a Rede TV, pedindo para que a mesma retirasse Ryukendo do ar e exibisse Changeman e Cia no lugar, em memória da Rede Manchete. Aí, um outro membro mandou esse protestante "parar de chorar pela Manchete como uma viúva, pois ela não iria voltar". A partir daí, a expressão "Viúva da Manchete" foi usada de forma pejorativa por outros membros que aceitavam tokus que não foram exibidos na fase áurea dos tokus dos anos 90 para aqueles que não queriam se alargar no conhecimento dos tokus, querendo ficar preso somente àqueles tokus exibidos de 87 a 93 (não só os da Manchete, mas os da Band, SBT e Globo também). 


Hoje em dia, a expressão "viúva da Manchete" ganhou inúmeros adjacentes, devido a popularização do termo pela Toku-net. Hoje, podemos encontrar (também de forma pejorativa), expressões  do tipo "viúva de Black", "viúva de Jaspion", "viúva de Cavaleiros do Zodíaco" e etc. Eu, esse Pato chato que vos fala, admito que usei MUITO as variantes desse termo por comunidades do Orkut, Grupos de Facebook, Fóruns e Páginas sobre tokus na net e, em minha VASTA maioria, de forma pejorativa. Admito que pegava pesado e que gostava de provocar e que fazia isso com o propósito de incentivar as pessoas a gostar na marra de tokus pré e pós 87-93. Só que, vai fazer uns meses que não participo mais de grupos de tokus e variantes à Manchete e eu uso a expressão "viúva" de cunho pessoal. Lógico que eu converso com pessoas que usam a expressão "viúva da Manchete" de forma pejorativa. Desses, eu apenas rio comigo mesmo. Eu converso numa boa, como se a expressão "viúva" NÃO estivesse ali. Assim, eu converso com MUITA gente que tem dificuldade de aceitar tokus atuais e preferem ficar presos ao que foi exibido aqui de 87-93. 

O que eu percebi nesses meses (ainda NÃO fez um ano) é que tenho encontrado muita paz por não usar a expressão "viúva". As vezes, quando vejo no MEU status PESSOAL do Face algo relacionado a expressão "viúva", me escapa um. Afinal, não sou perfeito. Mas, na MAIORIA das vezes, tento controlar meus ânimos e evito ao MÁXIMO usar essa expressão "viúva". 



Na minha andança pela Toku-net, aprendi a lidar com MUITO tipo de gente. Alguns não se importam com a expressão "viúva". Outros até se divertem. Outros relevam. Outros se sentem ofendidos. Outros reclamam. Enfim, as pessoas reagem de muitos tipos. Agora que eu escrevo para um blog de alcance internacional e para uma revista de circulação nacional, eu devo TENTAR policiar as minhas palavras. E incentivo aos outros membros da equipe do Rampage a agirem da mesma forma. E incentivo aos leitores das minhas matérias a fazerem o mesmo. Se aqueles que possuem certa facilidade em assimilar os tokus pré e pós 87-93 exibidos aqui no Brasil costumam usar a expressão "viúva" de forma agressiva contra colegas da Toku-net, procurem usar para si esse termo. É melhor do que criar contendas desnecessárias. Eu já errei MUITO por usar a expressão de forma desordenada. NUNCA fui um santo nessa toku-net. Mas, estou aprendendo a me redimir.
Não é fácil ter autodomínio  nessa toku-net. Principalmente por causa de muitos toku-fãs que costumam bancar os "videntes" dizendo que TODA uma série é ruim por causa de UM episódio ou até mesmo por causa de UMA foto. Já vi nessa toku-net um cara que disse que assistiu SÓ ao primeiro episódio de Liveman, achou ruim e "pôde constatar que só o que foi exibido na Manchete é o que presta de toda a franquia dos sentais". Agora, já testemunhei comentários de gente que disse que o novo Kamen Rider (o Kamen Rider Ghost), "NUNCA chegará aos pés de Kamen Rider Black".


É normal nós sermos apegados a situações da nossa infância. Para quem me conhece pela Toku-net, sabem que eu sou MUITO fã da apresentadora Angélica, no qual nutro uma grande admiração desde os primórdios dela na Manchete. Tenho TODOS os discos dela em LP, CD e K7 originais de época (tá, podem me zoar. Eu deixo... XDDD).... Mas, NÃO assisto os programas dela da atualidade. Não ouço as músicas dela da fase Globo dela. Costumo escutar as músicas dela da época da Manchete e SBT, que foram as fases dela que me marcou (sim... sou uma "viúva da Angélica da Manchete"). Eu, particularmente, dos discos dela lançados na Globo, reconheço que tem MUITA coisa boa (acreditem!! Angélica cantou MAIS músicas para o público adolescente e adulto do que com público infantil!!). Mas, não tiro os méritos dos discos dela na fase Globo, mesmo não gostando de alguns álbuns e nenhum tendo me marcado. Afinal, ANTES de falar que os discos dela na fase Globo SÃO inferiores aos da fase Manchete-SBT da Angélica, eu precisei CONHECER o que a fase tinha para oferecer de MELHOR (e PIOR) para os fãs.

Com o meu exemplo, o conselho que eu dou para os fãs de tokus exibidos aqui de 87-93 é: TENTEM CONHECER OS TOKUS ANTES DE FALAREM BEM OU MAL!! Do mesmo modo que MUITOS fãs dessa época se sentem ofendidos quando fazem comentários maldosos a respeito deles e de seus gostos, vocês precisam se dar ao respeito com relação aos seus colegas de toku-net que conhecem os tokus inteiros. Uma série de tokusatsu japonesa possui em média de 25 a 55 episódios (isso sem contar os filmes de Ninja Heroes e Kaijuu Eiga). Com 1 ou 10 episódios NÃO se dá para ter uma base para falar de TODA uma série com 50 episódios. Muitas séries começam a melhorar mesmo depois do trigésimo episódio. Peguem o tão aclamado Kamen Rider Black como exemplo. Convenhamos: Black é MUITO bom! Mas, o roteiro só começa a ganhar consistência mesmo a partir do episódio em que o Shadow Moon mata o Burengia (Taurus). Antes de Taurus, Black consistia em salvar crianças ou adolescentes usando micro-shorts e jaquetas num calor insuportável do monstro do dia. E foram MAIS de 20 episódios da mesma coisa. Mas, mesmo assim, é uma série boa e aclamada por MUITOS. Por quê? Porque o povo aguentou os episódios inciais e reconheceram a supremacia de Black para a época. Mas, que base o povo possui para comparar Black com Ghost, sendo que Ghost NEM estreou? Só o visual? Pode até ser que Black possa ser superior a Ghost em visual (isso vai do gosto de cada um). Mas, POR ENQUANTO, NÃO sabemos COMO é Kamen Rider Ghost. E, por causa disso (sim, já vi em alguns grupos de tokus no Facebook que eu stalkeio) já vi gente chamando esses "videntes" de "viúvas".



O conselho que lhes dou é: se NÃO querem que lhes chamem de "viúvas", visto que NEM todos conseguem segurar a língua, ajam com bom senso. Não se deixem dominar por sentimentos e situações nostálgicas que atrapalham o senso crítico e a responsabilidade de opinar. Conheço MUITA gente que falou MAL de Kamen Rider Gaim no passado e que se arrependeram a medida que assistiam a série. Alguns mais racionais chegaram até mesmo a admitir que Gaim é MELHOR que Black (segundo o ponto de vista deles, não é a opinião desse Pato chato, visto que eu AINDA não vi Gaim completo). Outros mais racionais admitiram que queimaram a língua quando assistiram Gaim. Se quiserem comparar DUAS séries, pelo menos assistam as duas séries COMPLETAS para se terem uma base do que falar. Querer argumentar usando uma parte de uma com relação ao todo de outro é o mesmo que procurar uma gota de suco na Baía de Guanabara. Isso só vai aumentar as contendas na toku-net. E vocês sabem que essas contendas são desnecessárias. E outro conselho: NÃO caiam na lábia de alguns que ficam espalhando boatos por aí que a Manchete vai voltar. Vocês sabem que a mesma NÃO vai voltar. E, SE supostamente voltar, ela NÃO vai exibir tokus e animes shonens como era nos anos 90. Com certeza ela vai voltar com realities shows e programas de fofoca. Então, não adianta ficarem "chorando por seu cônjuge, pois sabem que não vai voltar". Caiam na realidade e viam o que o mundo toku tem para oferecer. Afinal, o tokusatsu japonês possui 60 anos de história. Assim, vocês próprios estarão ajudando a abolir a expressão "viúvas da Manchete". Fazendo isso, a expressão "viúva da Manchete" não poderá mais aplicar a você e, aos poucos, a expressão pode até morrer. Tudo depende vocês.

E aos que gostam de usar a expressão "viúva da Manchete" para o seu colega de toku-net, ao invés de simplesmente ofender, por que não procurem chamar os novos colegas para conhecer o que é bom? Ao chamá-lo de "viúva", ao invés de chamá-lo para a importância do que o mundo toku tem a oferecer, você só estará fazendo com que ele fique preso ao exibido aqui de 87 a 93. Se o colega NÃO quer conhecer um Turboranger ou um Kamen Rider Blade, por exemplo, NÃO o force. Aos poucos, ele vai descobrindo o que os tokus têm a oferecer. TENTEM resistir a tentação de procurar brigas. É difícil? É! MUITO DIFÍCIL! Até eu tenho minhas dificuldades de resistir quando vejo uma opinião leviana com relação à opiniões de pessoas que NÃO conhecem um determinado toku mais a fundo. É difícil, mas, NÃO é impossível. Basta saber agir com tato e autodomínio. Afinal, o que aprendemos com nossos amados tokusatsus japoneses? Ah, deixe-me lhes falar: que somos UNIDOS, apesar das MUITAS diferenças entre os membros! :D 



{ 11 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Até porque nem todos os Tokus exibidos nessa antiga Manchete prestavam de verdade - Patrine que o diga (e essa nem "feeling" de Manchete tinha - era a cara da Gazeta, heheheh! ). Mas por incrível que pareça a Manchete quando foi pra São Paulo (1993) meio que perdeu um bocado do seu charme (e olha que sou paulistano roxo, hein!), e isso nada teve a ver com Tokusatsus. E de nada adiantaria pedir pra Rede TV! deixar de exibir Ryukendo (série mediana); e levemos em conta que tem coisa pior na programação de lá que poderia SIM ser deixada de exibir no lugar de Ryukendo. E como disse no tópico anterior a Manchete depois de um tempo é que vacilo bastante, visto que poderia ter exibido muitíssimas mais coisas legais do que exibiu - e deixado umas tranqueiras de lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso vai do ponto de vista de cada um, meu caro Ovomaltine. PARA MIM, Patrine é MUITO melhor que Jiban, pois ela cativou o público alvo dela (claro que você NÃO fazia parte do público alvo de Patrine, por isso, a "repulsa". E, para mim, Ryukendo NÃO é mediana. Prefiro MIL vezes Ryukendo que o Changeman! Posso estar exagerando? Sim! Talvez! Mas, essa questão de "essa série é boa ou ruim" é algo subjetiva. :D

      Excluir
  2. Beleza, pode até ser. Mas o que eu acho é que haviam coisas que tinham mais a "cara" da Manchete do que outras (e isso NÃO NECESSARIAMENTE tem a ver com qualidade, ou com a falta dela). Patrine - por melhor ou pior que seja (e eu cheguei a assistir um pouco em japonês e fica bem melhor, confesso - parecia ficar melhor em outro canal (não me perguntem o porquê). Da mesma forma que lá Sailor Moon e Os Cavaleiros do Zodíaco caíram como uma luva o Shurato, em compensação, parecia muuuito deslocado na programação (sem falar naquela Samurai Troopers...). E eu havia mencionado como exemplo a Gazeta, mas é verdade. Pois veja, ali na época das primeiras reprises do Zillion (2º semestre de 1990, mais ou menos) ela estava fazendo tudo certinho - exceto pela não-exibição do último episódio, como se sabe. Daí chegou aquele cartoon do Robin Hood do futuro e melou tudo! eu tranquilamente, além da já mencionada Patrine, jogaria pra programação dela logo após o fim da exibição de Zillion um Sonic Soldier Borgman, um Shurato, entre outros. E eu juro que fico me indagando mais como seria se a Manchete (e as outras emissoras) tivesse exibido MAIS COISAS LEGAIS ainda nesse período do que ficar imaginando o retorno dela só pra que exibam exclusivamente pela bilionésima vez o Jaspion (que pra quem não sabe já desde 1994 não estava mais em poder da Manchete). Como um conhecido meu disse: "A Manchete foi o Dreamcast das emissoras de TV aberta".

    ResponderExcluir
  3. Ou este programa novo estrelas da angélica até que dá para assistir vai por mim a parte da culinária é bacana, mas dá para viver sem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHHAHAHAHAH.... não consigo assistir aquilo... sério.... :v

      Excluir
    2. HAHAHAHAHAHHAHAHAHAH.... não consigo assistir aquilo... sério.... :v

      Excluir
  4. E digo mais: essa série que cês tão legendando aqui mesmo, o Sukeban Deka (que por sinal eu adoro, e até a apelidei carinhosamente de "cu que é bão, neca!!" :P ) não teria lá muito a ver com o perfil da Rede Manchete, mesmo sendo uma excelente série. Mas em compensação se a 1ª das 3 séries fosse, ali pra Março de 1987, exibida de Sexta ou de Sábado na Bandeirantes logo antes de Bronco eu acho que teria tudo a ver - e eu disse de Sexta ou de Sábado pois não me lembro ao certo qual era o dia da semana em que Bronco era exibido originalmente. Ééé´..."Detetive Delinquente" na telinha da Band, já imaginaram? :P

    ResponderExcluir
  5. Legal a matéria!
    Sempre curto ler aqui as matéria na rampage, vocês estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. E eu já ia me esquecendo: acho que não só Patrine, mas todas as séries da chamada "Toei Fushigi Comedy Series" caberiam perfeitamente nas manhãs d Bandeirantes à época. Acho que se ela tivesse feito isso ao invés de terem exibido à tarde (e à noite) Sharivan, Machine Man, Google Five e Metalder (essas a meu ver iriam todas pra Manchete mesmo, exceto por Machine Man, que caberia numa Gazeta, por exemplo) haveria sido bem mais proveitoso pra todo mundo.

    E pensem bem: não teria como colocar TUDO de Anime e Tokusatsu na Manchete. E o motivo é muito simples: como fariam com as demais atrações da emissora (Jornal da Manchete, Pantanal, Programa de Domingo, Documento Especial, Programa Mistério, etc.)? Por isso que eu era à favor de uma concorrência saudável (ou não) naqueles tempos.

    ResponderExcluir
  7. Eu assisti várias séries antigas e novas, algumas são legais e outras nem tanto, a nostalgia muitas vezes fala mais alto mas acho que os fãs não devem se apegar as séries da manchete pois tem muita série antiga ou nova excelente!

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -