Posted by : RodrigoPatoDonald sexta-feira, agosto 21, 2015

Já pararam para se perguntar o que quer dizer Tokusatsu e qual o seu público alvo??





Começo essa matéria com um verso de uma música infantil que diz assim: “Nem tudo que reluz é ouro e nem tudo que balança cai, nem sempre tem um tesouro por onde a gente vai...”. Por que esse verso é oportuno? Vejamos...

Uma das maiores reclamações dos toku-fãs na net tem sido essa: “Tokusatsus estão MUITO infantis, deviam vir mais sérios, mais para adultos”.  Vamos por partes? Vamos lá!



Para entendermos qual o público alvo dos tokusatsus, precisamos entender QUAL a origem da expressão “tokusatsu”. Como eu falei na minha review do longa Shogun Mayeda (clique aqui pra conferir), pelo que conversei com a minha sensei, tokusatsu vem de “tokushu satsuei” e os kanjis para essa expressão quer dizer nada mais e nada menos que “produções (sejam em filmes ou em séries) com efeitos especiais”. Nada mais que isso. Para os JAPONESES, QUALQUER produção de QUALQUER país que use de efeitos especiais, não importa o gênero, é um “tokusatsu”. Para os JAPONESES, filmes como Thor, Os Pássaros, Cocoon, ET, Ben-Hur, Exterminador do Futuro e etc são “tokusatsus”. E vale salientar que, para ser um tokusatsu, segundo o padrão japonês, não precisa ser algo necessariamente de sci-fi futurístico. Uma produção de época (como os filmes O Último Samurai e Crônicas de Nárnia), ou algo urbano (como Batman Begins) ou até mesmo guerra (como Pearl Harbor e Yamato) podem soar como “tokusatsu”, visto que eles são filmes (e séries) que usam efeitos especiais. Vocês NÃO vão encontrar NENHUM Kanji em “Tokushu Satsuei” que indica que “tokusatsu” tenha como tradução, algo como “séries de super-heróis JAPONESES” ou “séries de super-heróis para crianças”.



Mas nós, reles mortais brasileiros e toku-fãs, com o nosso jeitinho de adaptar as coisas para o nosso gosto, acabamos “deturpando” o real significado da expressão tokusatsu. Em 99,9% dos blogs, páginas, fóruns, sites e grupos que usam a expressão “tokusatsu”, a definição mais correta (segundo o ponto de vista dos donos dessas plataformas) é “séries e filmes com super-heróis japoneses”. Eles estão errados? Claro que NÃO! Afinal, essas produções japonesas, usam efeitos especiais nas suas formações. O que acontece é que, para a grande massa de toku-fãs brasileira, eles usam a expressão “tokusatsu” NÃO com o significado da sua essência (produções com efeitos especiais), mas eles a usam para diferenciar as produções de super-heróis japoneses das outras produções de OUTROS países que usam efeitos especiais. Por isso, vamos encontrar uma GRANDE massa de gente que se recusa a aceitar produções como Power Rangers, Super Human Samurai e os Godzillas americanos como “tokusatsu”, taxando-as de “cópias” (ao invés de “adaptações”), mesmo eles sabendo que, pelo fato dessas produções serem diferentes dos originais, eles usam efeitos especiais e sim, são tokusatsus.



E, por causa do conhecimento limitado dos brasileiros sobre o que é tokusatsu, acabamos limitando também os gêneros de tokusatsus e, ainda por cima, limitamos o público alvo dos mesmos. Os tokusatsus japoneses possuem 60 anos de história. O primeiro tokusatsu japonês existente foi o filme Godzilla, lançado em 3 de Novembro de 1954, direcionado especificamente ao público ADULTO, com o intuito de conscientizar os cidadãos japoneses sobre os riscos do uso continuo e desordenado de armas nucleares e suas consequências desastrosas para o meio ambiente. Depois, MUITOS tokusatsus do gênero Kaijuu Eiga foram lançados no mercado japonês e o resultado foram mais e mais adultos consumindo os tokusatsus japoneses. Paralelos aos Kaijuus, tivemos os filmes de Samurais e Ninjas que usavam e abusavam de efeitos especiais para retratar o Japão Feudal, em cenas que tinham decapitação, cortavam as pessoas ao meio, desmembravam, destruíam castelos, queimavam pessoas e etc. Esses tokusatsus são chamados de “Ninja Heroes” (ou Nippo Heroes), por retratarem os heróis japoneses na época feudal. Hoje em dia, os Ninja Heroes são de uso exclusivo para o público adulto japonês (e até mesmo os mais idosos) e possui produções espalhadas pelo país. Hoje, podemos encontrar Ninjas Heroes para o público adolescente, como vimos nos filmes Azumi e Azumi 2.




Mas os tokusatsus japoneses mesmo são conhecidos por causa de quatro franquias que foram exibidas a exaustão no Brasil nos anos 90: Ultraman, Kamen Rider, Super Sentai e Metal Heroes. E, vale salientar que, no Japão, essas quatro franquias principais eram direcionadas, em mais de 91% de suas produções, para o público infantil japonês, principalmente as franquias da “Toeiverso” (Universo Toei). E, seria incoerente de nossa parte dizer que, as crianças japonesas dos anos 2010 possuíssem a mesma linha de pensamento e interesses que as crianças dos anos 1950. Por exemplo, um menino dos anos 1950, se contentava com um pião de madeira e um bilboquê. Hoje em dia, um menino NEM sabe o que é um pião ou um bilboquê. Eles já nascem praticamente grudado num tablet ou num celular. E, no mundo do entretenimento visual, quanto mais mirabolante e chamativo o filme, desenho ou game, mais divertido vai ser para essas crianças. Por exemplo, se botar uma criança para jogar um Pacman dos anos 80, para ela, não vai ter utilidade nenhuma. Mas, é mais fácil conquistar uma criança com um League of Legend ou um GTA do que um Pacman ou um Enduro, que são praticamente monocromáticos, sem nenhum atrativo para a criança moderna. 



Vamos pegar os Super Sentais atuais como exemplo. Se pegarmos os sentais iniciais como Goranger ou JAKQ, que são sombrios e muito violentos e compararmos com ToQger e Ninninger, encontraremos uma diferença gritante, onde a tonalidade dos últimos são coloridos e o uso de CG é “exagerado” justamente porque as crianças japonesas de hoje (e as do mundo) pedem essa tecnologia todo. Muitos toku-fãs reclamam, como citei no início do artigo: “Ah... os tokus de hoje estão MUITO infantis...”, “deviam fazer algo mais sério...”, “cadê as trevas e as tragédias?”... aí, eu pergunto para vocês: vocês estão procurando tokus para ADULTOS brasileiros nos lugares CERTOS? Vale salientar que os tokus que vocês querem assistir segundo o gosto de vocês, as franquias da “toeiverso” (Kamen Rider e Super Sentai) são direcionados para o público infantil japonês. E, vale salientar que as crianças japonesas dos anos 2010 são diferentes das crianças japonesas dos anos 2000, que são diferentes das crianças japonesas dos anos 1990, que são diferentes das crianças japonesas dos anos 1980, que são diferentes das crianças japonesas dos anos 1970, que são diferentes das crianças japonesas dos anos 1960 e que são diferentes das crianças japonesas dos anos 1950. É claro que os universos dos Kamen Riders e Super Sentais terão como objetivo, de agradar as crianças japonesas ATUAIS, que são os principais consumidores dos tokus e seus brinquedos, e NÃO adultos brasileiros de 30 anos pra cima, que NÃO é o público alvo dos tokus da “Toeiverso”. Se vocês, nos próximos anos, procurarem tokus da “toeiverso” que agradem seus paladares, eu lhes darei duas opções de sugestões: ou vocês se adaptem a nova forma da Toei fazer tokusatsu para as crianças japonesas ou parem de assistir tokus. Ainda tenho uma terceira sugestão: se querem assistir “tokus para adultos”, saiam do nicho da “toeiverso” (Super Sentais e Kamen Riders). Procurem “tokus para adultos” nos Kaiju Eiga e nos Ninja Heroes. Ali, com certeza vocês vão achar MUITOS tokus para o público adulto. XDD


{ 21 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Mas é, a solução mesmo ir procurar os Tokus pra adultos. E o lance dessa abrangência do gênero Tokusatsu também parece ser mal-interpretada pelo pessoal dos EUA e dos demais países.

    Da mesma forma que, pra quem não sabe (e pelo menos era assim até meados dos anos 90) séries "cartoon" como X-Men (aquele que passava na TV Colosso) e Beavis & Butthead, por exemplo, eram denominadas Anime pelos japoneses - exatamente o contrário do que acontece no resto do mundo. Só não sei se continua assim...

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    1. Sim, Ovomaltine... para os japoneses, desenhos como Pole Position, Pocahontas, Pato Donald, Tom E Jerry são animes. Se você pegar uma criança japonesa assistindo um Manda-chuva e perguntar "o que está assistindo", ela vai dizer que está assistindo um "anime".... XDDD

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  2. essas series de toku de hoje em dia são muito bestas bastante infatilizadas, as antigas tinha uma ou outra, mas na moral, tokusatus deveriam ter parado no final dos anos 90. tantos os riders, os ultra, os henshin e os sentais.

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    1. E eu não sou "viúva" (como um dos textos anteriores fez menção) de séries antigas, mas é por isso que eu as vejo - ou vejo uma nova madura, contanto que seja boa.

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    2. Como assim "deveriam ter parado no final dos anos 90"? O tokufã brasileiro tem que se dar conta de que o nosso gosto não faz a mínima diferença pra TOEI. Os tokus atuais são o que são porque a demanda lá no Japão é essa. Não é porque não está do nosso agrado que os japas devem colocar tudo em hiato até produzirem uma série adulta o bastante para nosso gosto. Se pra eles tá dando certo, por que nós, que não consumimos mais tokus deles (pelo menos, não de forma oficial), vamos ficar contra e dizer que tem que cancelar, que tem que mudar? De quê vai adiantar? Tem um monte de tokus, pra tudo que é tipo de gosto, ficar reclamando (e de barriga cheia) é uma completa perda de tempo. Escolha outro toku e "seje" feliz. :P
      #Nazca

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  3. É como foi dito pelo Sr. Pato (Será que posso chama-lo assim?) se está procurando toku da TOEI dos dias de hoje você estará procurando um toku destinado para crianças japonesas e sim terá várias características de uma programação infantil e não é por ser infantil que não será de agrado, se você para para assistir boa parte das séries atuais verá que sua história não são ruins e sim muito interessantes, e para quem fica presso apenas nas séries produzidos pela TOEI e querem tokus voltados para adultos é só pesquisar que encontraram também estas séries.
    Também achei interessante a colocação do Sr. Pato no inicio falando sobre o termo tokusatsu e sua diferente colocação no país de origem e no resto do mundo e que também se destaca no comentário feito pelo amigo Ovomaltino onde desta-se o termo anime.

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  4. Acho muito engraçado o pessoal que só reclama das séries atuais sem nem se darem o trabalho de assistir a um episódio, por isso que só podem ficar vendo Jaspion e Changeman, mesmo pois a limitação mental não permite expandir os horizontes...

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    1. Se as mesmas forem boas, não vejo motivos pra não tentar. O problema é que, como dito pelo Pato, são feito para outro tipo de público. Vou dar um exemplo (mudando um pouco o assunto): no caso dos videogames a coisa é similar; no meu caso, a geração dos anos 80 (Arcades e 8 Bits, chegando aulguns de 16 Bits, como o Mega Drive), primeira metade dos anos 90 (16 pra 32/64 Bits), e alguma coisa mínima da geração dos 64/128 bits eu consigo curtir (Dreamcast/PS 2/Xbox e GameCube). Depois disso um ou outro jogo eu acho bacana, mas não assimilo mais. Mas aí é que tá o negócio: curiosamente eu também não me bico muito com a geração mais arcaica dos mesmos, a de Atari 2600, Odyssey, Colecovision e afins devido à sua falta de recursos. E o pior: ainda acho mei "nada a ver" esses jogos feitos hoje iguais ao que eram feitos na época do NES (Oniken e os Megaman/Rockman 9 e 10), pois a parada fica meio deslocada mesmo. Então acho que é melhor cada um curtir o que curte, e fim de papo.

      E isso de expandir os horizontes me lembrou a Gretchen, a Regininha Poltergeist e a Rita Cadillac - pelo que vi em uns flminhos aí elas parecem ser boas nisso, hehehe!

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  5. É o famoso causo do cara preso a nostalgia, e o pior não consegue vê as bobeiras infantis que as series ditas adultas de toku tinha antigamente.

    A verdade maior que a toei não sabe o valor do material intelectual que ela tem, vive com a cabeça na venda de bonequinhos e afins se ela acordar para isso vai ser uma nova fonte de renda, mas empresa japonesa em sua maioria tem esta mentalidade "satisfação do mercado interno", nem tem como ir contra nem vamos ser ouvidos como comentados anteriormente kkkk (se bem que animes ela saca o valor dela mas legado a um shonem famoso).

    A verdade que toku tem um escopo bem maior, mas ficou apenas em filmes de efeitos especiais ou de monstros gigantes ou super herois e afins

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    1. Se você quer um exemplo de "bobeira infantil" é só pegar o Metalder no momento em que Hakko Kita (que a dublagem porca e burra daqui - aliás, qual não? - nomeou como Satoru Kinta) a coisa ficou bem infantil (mas obviamente não descambou de vez, claro). Ainda tem o caso do Kamen Rider Black RX, que teve sua trama sensivelmente infantilizada e desagradou os que haviam amado o Black.

      E por falar em Kamen Rider... me lembro de ter visto no YouTube um Top 10 dos melhores Kamen Riders na opinião do mesmo (acho que foi gravado em 1996...), e o notável foi ter visto o Shin levar o 1º lugar (acirrado com o Ichigo, que ficou em 2º) e sequer foram mencionados o Black e o RX na enquete; também não me lembro de ter visto nesse ranking nada do Zo nem do J, logo imagino que ele não deve lá ter sido muito fã da transição desses personagens pra TV ou cinema, em alguns casos...

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    2. Ali vc tem que levar em conta que o Shin era "recente" e era tratado como a visão final do Ishinomori dos Kamen riders.

      Para ter ideia o manga do Black é também tratado por ele como Kamen Rider final. E ele fez o manga Kamen rider e do black nenhum outro mais.

      Bem como de conhecimento o Ishinomori cuidou apenas do manga/caracter design de alguns personagens e o teor das historias iniciais entre outras coisas, este influenciou um pouco a serie e depois passou usar a serie como referencia para seu manga, logo na sua visão Kamen Rider seria mais dark estilo, Skullman manga mas no final não agradou para um programa infanto juvenil na época varias entrevistas dele ele Shotaro fala que Shin é sua real visão sobre Kamen Rider, até hoje não vi este especial é bom mesmo?

      "Bobeira infantil" que citei é que a galera não enxerga episódios infantis que tinha na época e tem até hoje em dia, acho que não reviu a serie depois de adulto ou depois de mais experiências sempre rola isso, outro dia fui rever um desenho que eu adora quando criança: O fantástico mundo de Bob, eu fiquei pensando como eu assistia algo tão ruim nem boa vontade, para sei lá procurar algo bom eu fiquei ao rever, uma grande parte de fãs de algo com este sentimento nostálgico nunca reviu estas series e comporta assim falando que tudo tem que acabar.

      Sobre a participação de quem leia este blog http://usys222anexo.blogspot.com.br/ tem vez que ele traduz algumas bio de algum produtor da toei

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    3. Sei não... vi que teve um do Zo também - mas daí foi só roteirizado por ele. E teve coisa que se encaixa nessas de bobeira infantil que cê mencionou que eu acho desde a época que passava por aqui - Machineman é um exemplo claríssimo. E Bob eu achava ruim desde essa época. Mas sim, há coisas que "envelhecem bem" (Jiraiya, talvez) e outras que a gente vê hoje e acha uma bosta - e isso em todos os gêneros.

      Quanto ao lance de "tinha que acabar", e rumando pros animes... acho que algumas obras deviam fazer que nem certos músicos e pararam na hora certa. Após ver paçoquinhas do naipe de Saint Seiya Omega e Dragon Ball Super (e o Dragon Ball Z por muitas vezes até na época não me descia), não consigo pensar diferente.

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    4. Bob eu era criança muito pequena na época tem que levar em conta seria tipo peppa hoje em dia kkkk.

      Dragon Ball Super eu não acho que esteja ruim está sendo mau animado padrão toei de qualidade quem vê One Piece percebe isso, o que dá raiva tem episódio muito bem feito em qualidade de animação ou partes de um epi, depois caiiii de uma forma goku super sayajin 3 em um epi ai.

      Acho que o super voltou com as ideias de roteiro da fase clássica mas seguindo um filme que quase todo mundo viu ai fica difícil e falando a verdade já saturou a obra.

      Diferente de cavaleiros que não acabou já começaram outra coisa, mas tanto faz "preu" não curto CDZ.

      Mas tente ler o manga de Dragon Ball vc vai entender por que é tão bom (logo comparando com shonens da jump).

      Sobre participação do Shotaro já li que ele fez tudo, já li que ele criava apenas o design dos personas - olha ele desenhava 300 paginas mensais de outras obras, Kamen rider em si ele dirigiu um epi e para fazer este na época ele praticamente se internava na parte da noite para cumprir seus prazos, no caso de ZO vc deve estar falando deste manga aqui -http://www.ebay.com/itm/Japan-Manga-KAMEN-RIDER-ZO-Kazuhiko-Shimamoto-Shotaro-Ishinomori-black-masked-/261742624930 na real ele tem historias do Black que ele fez e a do ZO foi o Kazuhiko. Em suma acho meio difícil ele controlar os rumos da obra isso ficava com os produtores isso ficou bem mais pesado em 80 quando a Bandai entrou com tudo.

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    5. (Quanto ao Bob, nada que um Dennis, o pimentinha não estraçalhasse com gosto, hehehe! E não é Super saturação não, o negócio é ruim mesmo (e eu li o mangá sim e achei bacana, embora seja infinitamente mais o Dr. Slump) ! O caso dos Cavaleiros é peculiar: haviam mandado bem em 2002, com "Hades-Santuário". Daí fizeram aquele Movie "cabeça" chamado prólogo do Céu, e depois caíram demais o nível com "Hades-Inferno" e "Hades Elísios". Depois o autor começou a fazer uma cacetada de obras, e o "terceirizado" The Lost Canvas mandou bem em Anime. Logo a série variou entre picos de "legalzinho" a "totalmente execrável", tendo como legalzinho esse Soul of Gold (se bem que o episódio 10 - ou seja, o mais recente - é leeeerrdo...) e aquele A Lenda do Santuário a coisa mais execrável possível. Claro, além, do Omega, que parece ser voltado ao público oligofrênico. :P

      E esse Kazuhiko Shimamoto eu já manjava há tempos. As obras dele (a maioria) estão pra baixar no scanlator Hokuto no Gun - tudo em inglês, claro.

      E tem o lance de os Riders atuais (desde Den-O, pelo que dizem) serem mais Metal Hero que Riders, quem duvida aí?

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    6. CDZ falar a verdade com vc vi a fase do santuário e li a de hades e vi este filme ai Prólogo do céu, Asgard não desceu nem lascando e o manga de Hades legalzinho nada de mais, agora vc falou de Dr Slump sempre tive vontade de lê entretanto as maiores das dicas falam que é bem bobinho - ultimamente curto mais historias de comédia do que lutinha - da uma credito para vc e procurar este material se este é bom mesmo ^^

      Estes mangas de Kamen rider eu até tenho um projeto para traduzir, mas nem os americanos acabaram alguns tipo Kamen Rider Spritis e eu estou também fazendo alguns do Shotaro comecei o Cyborg 009 até o volume 10 que tem traduzido em inglês, além Henshin Ninja Arashi, mas tradução bate meio que desanimo sem um revisor T.T.

      Agora os Kamen riders hoje em dia pegou muito dos metal acho que antes pelo menos visual, já historia nem posso comentar o teor vi apenas Jaspion e Jiraya completo.

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  6. Só acho que cada um no seu quadrado, eu vim conhecer Sentai agora em ToQger, não fazia a menor idéia que existiam, e pra maioria esmagadora Power Rangers são originalmente criadas nos EUA e que não existe uma equivalente no Japão.
    Eu por exemplo quando vi uma imagem de ToQger pela primeira vez pensei: como assim tem um Power Rangers de trem e eu não sabia?!.
    Mero mortal, eu sei!.
    Mas era a percepção de uma pessoa que nunca havia ouvida falar em Super Sentai.
    Eu adoro essa nova leva de 2011 pra cá, ainda não conclui Go-Busters, já tentei assistir as antigas, mas aquela imagem, o 4:3, o áudio parecendo K7, não desce de jeito nenhum.
    Eu prefiro o 16:9, o HD, Estéreo, os efeitos "melhorzinhos", o povo que tá na beira do caixão, é óbvio que vai preferi os mais antigos, dizem ter mais "maturidade", porém o mais curioso que essa estória mais "madura" era pra crianças, Sentai é isso... super heróis que usam "fardas" com cores bem chamativas, que soltam faíscas ao invés de sangue, quem sabem lutar muito bem por sinal, sem nenhum treinamento, e que por uma privilégio tem mechas super gigantes que quando combinados viram um robô superultramega legal!
    Essa é a diversão da coisa, o "IMAGINATION" tem que rolar solto!

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    1. Ora, as crianças dos 80's eram mais maduras, simples assim (huahuahuahh!). E eu vivo falando pros colegas que mentalmente as garotinhas de 22 de hoje valem por uma de 15 dos anos 90, mas isso é outro papo. :P

      E cansei de ver o pessoal zoando com o Kamen Rider Den-O, chamando-o de Cybercop ou Solbrain (aí é pegar pesado, hein!).

      E se alguém estiver com escassez de ideias pra próxima matéria do sub eu recomendo uma do tipo "o(s) ponto(s) de virada das séries Sentai/Metal Hero em termos de história" (tipo no Jaspion quando ele chega na Terra e depois quando surge o tal pássaro dourado, ou no Jiraiya após ele ganhar os reforços para a armadura ou no Flashman após a chegada de Sir Cowler e Titan Boy), e se isso foi bom ou ruim pras séries em termos de desenvolvimento da trama e capacidade de manter o telespectador.

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    2. Alguns tem treinamento tipo os Go-busters outros recebem alguma divindade ou sei lá kkk
      Mas falar a verdade se eu tivesse uma roupa daquelas eu aprendia lutar sozinho kkk

      Agora sobre preconceito de imagem corta esta ai a qualidade do "gráfico" não interfere na sua diversão e imersão, e se vc curtiu Toqger a chances de vc gosta de outro sentai é infinita ainda mais os antigos.

      Eu mesmo tinha preconceito de imagem etc, o problema esbarra mesmo no tipo de linguagem se tiver preconceito pois é totalmente diferente dos anos 80, 90 atual ai sendo sincero nem procura para vê se for este o motivo se não vai passar raiva.

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    3. Mas aquele material da roupa do Goggle V (série que não gosto, por sinal - mas que ironicamente e ao mesmo tempo seria legal se a própria Rampage legendasse, visto que ninguém se prontificou a fazê-lo e é uma ds únicas séries que faltam) era embaçado!

      E os Changeman também tiveram treinamento. Quem não se lembra de Tsurugi e cia. desistindo das fubecadas do ibuki pra ir comer ovos gigantes? :P

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    4. Ovos gigantes que surgiram do nada kkkk, já tive uma discussão longa sobre isso e graças a isso foi um dos agravantes para eu enrolar em assistir Changeman.

      Expectativa de acordo com os fãs nostálgicos de Changeman: Melhor sentai, adulto, ação desenfreada, "efeitos especiais de ponta", la la re completa ai

      Realidade militares em treinamento cabulando o treinamento para comer ovos gigantes aliens - sei lá funcionou comigo não.

      Vergonha mesmo de roupa acho que Battle Fever J é a mais tensa mas se eu aceito uma roupa daquela fácil mesmo sendo feia kkk

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  7. Desde quando Doctor Who tem uma abordagem urbano.
    Ele e puramente ficção cientifica shuahsuahsa
    E os genêros nunca ficaram presos uma faixa etaria.

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