Posted by : RodrigoPatoDonald quarta-feira, setembro 16, 2015





Uma das maiores paixões que o Ocidente tem com relação ao Japão está no seu rico passado. O modo em que os principais ícones do passado japonês são tratados pelo cinema ocidental (como podemos ver), mostra certa reverência e respeito. E os japoneses contribuem mais e mais para aumentar a aura mística que emana dos ícones do seu passado. E que ícones são esses? Sim! Estou falando de Samurais, Ninjas, Gueixas, Ainus, Sacerdotes Xintoístas, Monges Budistas e entre outros membros que compõem o passado japonês.

Vistos como verdadeiras lendas e admirados por vários povos, esses personagens sempre têm alimentado a imaginação da geração contemporânea. Para falar desse passado e desses personagens, nada melhor que o próprio povo japonês para nos contar sobre isso. E os japoneses têm usado diversos meios para isso. Seja eles através de games, mangás, animes, livros, quadros e diversos meios. E retratar isso em live action japonês só fez a admiração de muitos aumentarem.



Mas, o que esses live action tem a ver com os tokusatsus? Ah! MUITA coisa. Vocês se lembram da minha matéria sobre tokusatsu postada algumas semanas atrás? Ali, eu deixei bem claro, pelo que eu conversei com a minha sensei, que Tokusatsu quer dizer apenas “produções (filmes ou séries) com efeitos especiais”. Nada mais que isso. E o que são efeitos especiais (ou visuais)? São aqueles efeitos usados na tela para usar uma ilusão para passar uma imagem real, sem ser aquilo de verdade. Por exemplo, vocês acham que, quando a espada de Jaspion brilha, ela emana luz de verdade? E se eu lhes dizer que a espada do Jaspion é toda de plástico e que aquela luz na sua espada é um efeito visual para deixa-la com aspecto de metal e brilhante? Sim! Vocês já sabem disso! E naquela cena em que Kilza é decapitada? Vocês acham que a atriz foi decapitada realmente? Resposta óbvia, né? Houve todo um trabalho de produção de efeitos visuais para mostrar a atriz sendo decapitada.

Um efeito visual não precisa necessariamente passar algo sofisticado e futurístico para ser considerado “tokusatsu”. Uma simples cena de explosão (comum nos tokusatsus japoneses dos anos 80) ou monstros emborrachados destruindo maquetes (comum nos tokus japoneses dos anos 50 até a atualidade) fazem toda a diferença para se passar a imagem de que tem algo diferente ali, que quer passar a imagem de algo veraz. É aí que eu cheguei ao ponto que eu queria lhes falar. A MAIORIA dos filmes e séries de Japão Feudal usam efeitos visuais para mostrar algumas situações para o povo. Por exemplo, em Shogun Mayeda, o samurai faz a espada pegar fogo dentro da água. Isso é um recurso de efeitos visuais que faz com que o filme seja um toku.



Os Ninja Heroes (na verdade, esse gênero no Japão é retratado de Nippo-heroes, ou os Heróis do Japão) é um gênero bem obscuro para nós, brasileiros, que, em sua maioria esmagadora, consideram somente os heróis das franquias Ultraman, Kamen Rider, Super Sentai e Metal Heroes como “tokusatsus japoneses”. Mas, existem muitos tokusatsus de Japão Feudal que foram lançados no Brasil em mercado de vídeo. Podemos pegar Rashomon, Yojimbo, Sonhos, Shinobi, Shogun Mayeda entre outros que mostram cenas de decapitações, desmembramentos, cortando as pessoas ao meio, explodindo as pessoas, queimando-as vivas, destruindo castelos feudais e uma série de coisas que NECESSITAM de efeitos visuais para passar veracidade nas cenas. Afinal, desses exemplos alistados acima, é claro que, em NENHUM momento, vamos fazer com que tais situações sejam acometidas aos atores e dublês. Concordam?



E as cenas de ação? Claro que teremos MUITOS filmes da linha Nippo-Heroes onde teremos lutas fantásticas (como na versão Toku de Rurouni Kenshin, que tem umas cenas de lutas fantásticas, como aquela do Sanosuke vs Kenshin). Ou seja, teremos MUITAS lutas nesses filmes e séries que retratam o Japão Feudal. Lutas bem coreografadas, que abusam de efeitos especiais que nos deixam deslumbrados. Ou seja, um prato cheio para os amantes de ótimas cenas de ação e de ótimas lutas.

E para os reclamões que acham que os tokus da “Toeiverso” (Kamen Riders e Super Sentais) estão infantis demais, os tokus do gênero Ninjas Hero são, de 100%, 99,9% dedicados ao público adulto e idoso, devido aos altos graus de violência e chafarizes de sangue que podemos encontrar nos filmes. Coisa que, para uma criança, seria inviável ver cenas de decapitação e as tripas indo de um lado e do outro, coisa que vamos encontrar aos montes em tokusatsus que retratam o Japão Feudal. Lá no Japão, os maiores consumidores de Ninja Heroes são os adultos, e, principalmente, os idosos. Ou seja, vocês não vão encontrar em filmes e séries desse gênero de tokus cenas que vão para o escracho e para a “infantilidade”.



No Brasil, o toku desse gênero mais famoso atende pelo nome de Azumi.  Os dois filmes de Azumi foram lançados no país de maneira legal e podemos encontrar os DVDs dos dois filmes espalhados em algumas lojas americanas da vida a um preço módico. O filme é um dos MAIS violentos do gênero que eu já vi. Vocês podem conferir  uma review do primeiro Azumi aqui e vejam se vale a pena assistir ou não.




Enfim, concluo essa matéria dizendo que o mundo dos tokus tem MUITO mais para nos mostrar além das séries populares das 4 franquias consagradas. Eu tenho certeza que, se vocês começarem a ver filmes e séries de Japão Feudal, vocês vão ver tokusatsus japoneses com OUTROS olhos do que estão acostumados a ver. Então, deliciem-se. Aproveitem e conheçam o que os tokus japoneses têm a oferecer. Sem mais, termino essa texto com uma expressão do personagem Haohmaru no game Samurai Spirits 2: “Todas as criaturas morrerão e todas as coisas quebrarão! Isso é a lei do Samurai!”

{ 10 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. E a série" O Sadismo de Shogun", quem viu? :P

    Queria saber como consigo esse Shogun Mayeda pra baixar (legendado, se possível)...

    E o brasil ao menos conheceu Ninja Butai Gekko (ou os "Agentes Fantasmas" ), que passou na Globo lá em mil novecentos e cacetada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovomaltino... eu tenho o filme Shogun Mayeda em VHS... vez ou outra, ele é reprisado nas madrugadas de sábado do SBT (e SEMPRE passa a versão legendada). Mas Ninja Butai Gekko não se podia considerar um tokusatsu da linha Ninja Hero, pois eles são "ninjas" dos tempos modernos e pertencem ao gênero Henshin Hero. :D

      Excluir
  2. Cinema japonês é bem rico.

    Mas colocar como Toku chega a ser um sacrilégio com o mestre Kurosawa, entendo seu ponto de vista que Toku seja algo com efeitos especiais, mas o tema é usado hoje em dia praticamente para seriados, cinema é outra conversa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso não supera o que fizeram na divulgação do DVD da Azumi aqui no Brasil (ver no link que o Pato colocou aí).

      Excluir
    2. Bom, isso só é válido se você levar o termo "tokusatsu" com algo pejorativo, da mesma forma que o Joe Odagiri levou.

      Excluir
    3. Sim, mas no caso dele pareceu um erro de tradução. No final das contas eu acho que ele falou isso mesmo, mas foi como fosse outro "job" algo normal para atores.

      Mas é que o termo toku esta praticamente no cerne das produções baratas para tv, a mais toku voltados para ninja e samurais do que os citados no cinema, estes muito com cunhos históricos.

      Entretanto Azumi é um Toku ainda mais que veio de jogos ou foi de jogos sei lá.

      Divulgação no brasil até assusta deste material ainda mais para nicho, certo tempo peguei o dvd do live do Initial D com um titulo lindo de Racha velocidades sem limites.


      Excluir
    4. "Racha"? Sugestivo, não? :P

      E ainda faz companhia para "O Guerreiro da Estrela Polar" e "Combate: As Lágrimas do Guerreiro". :P

      E eu me pergunto se um dia cês irão analisar "Um Mendigo Bilionário"...
      Enfim... o lance da Azumi poderia pelo menos dizer que foi inspirado em um Mangá.

      Excluir
    5. Foi o que falei, Wallace. Para os brasileiros, Tokus se resumem a séries de super-heróis. E, realmente, o "tokusatsu" que nós conhecemos (as séries de super heróis japoneses, principalmente as da Toeiverso) são bastante desprezíveis do ponto de vista de alguns artistas japoneses. Agora, o Joe Odagiri fez Azumi, que, para nós, brasileiros, pode não ser tokusatsu, porque foge da forma de como conhecemos a expressão "tokusatsus". Sobre o caso do Joe Odagiri, por exemplo. Ele se negou a fazer mais Kamen Riders e Super Sentais, por achar que não condiz com o seu "talento". Mas, aceitou fazer Azumi, um filme tokusatsu para o público adulto. O que podemos concluir disso? Odagiri não quer trabalhar para o público infanto-juvenil mais nessas séries, que, no Japão, são desprezíveis para MUITO ator/atriz.

      Mas, se formos olhar da forma como brasileiros encaram os tokusatsus, vamos ficar restritos SOMENTE as séries infanto-juvenis com super-heróis com poderes futurísticos japoneses, deixando de lado, a REAL essência do que ser Tokusatsu, segundo o ponto de vista dos japoneses. Afinal, para nós, Tokusatsus é SÓ SÉRIES de Super Heróis Japoneses. É errado isso? NÃO! Não o é! Afinal, essas séries de super-heróis usam de efeitos especiais.

      O errado seria restringir os Tokusatsus SOMENTE a séries de super-heróis com poderes mirabolantes. Embora os ocidentais conheçam os tokus assim, eu ainda acho melhor levarmos o ponto de vista dos japoneses sobre o que é Tokusatsu. Afinal, foram eles que inventaram a expressão e são eles que a usam de forma correta, e não os ocidentais.

      Entendem??

      Excluir
    6. Já entendi de primeira, só comentando por cima mesmo.

      Só estou comentando algo que até os japoneses considera, e similar a desenho e anime - hq e manga, podemos ficar horas a discutir isso e chegar a lugar algum.

      É tipo novela não passa de um seriado, mas convencionou como um "seriado diário arrastado" até mesmo alguns seriados passam diariamente virá novela? Lógico que tem um tradução literária entres outras mas não vou entrar neste ponto.

      O próprio Jo participou depois de varias adaptcoes de obras live actionsv (como Shinobi) e que o ele falou que isso já passou a fase

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -