Posted by : RodrigoPatoDonald sexta-feira, março 25, 2016


“Lua… eu sou Lua… tua, oh, meu sol… loura, eu sou louca… por teus raios que me douram...”




Sailor Moon é um toku bem diferente do que estamos acostumados no anime clássico que vimos na finada Manchete a partir de Março de 1996 e do mangá que foi lançado em 2014. Sailor Moon versão toku, segundo a autora Naoko Takeuchi, é considerado a MELHOR versão da sua obra, numa entrevista que ela deu na época.

Embora tenha uma pitada de humor na história, uma fotografia e efeitos especiais coloridos demais, o foco de Sailor Moon vai mudando de acordo com que os episódios vão avançando. As características de algumas personagens são diferentes do anime que nós conhecemos, que já são diferentes do mangá. Por exemplo. Rei, enquanto no anime ela é mais atirada, desencanada e namoradeira, no toku, ela é mais séria, mais concentrada na missão e não confia nos homens, sendo mais desconfiada, sendo a mais próxima do mangá. Makoto, no anime, já é mais briguenta, mais independente e mais ousada, no toku, ela é mais carente, mais recatada, mais dependente de fatores externos (como um homem), mesmo morando sozinha.

Algumas personagens ficaram de fora. Um exemplo foi a Chibimoon, que eu achei que iria ser crucial para essa versão. Mas, em compensação, no lugar dela surgiu a Sailor Luna. Sim. A Luna ganha uma forma humana de uma menina de 9 anos. Ela que faz a função de Sailor Chibimoon. Mesmo assim, foi um bom acréscimo, que não atrapalhou em nada no andamento da história. Lembrando que, essa versão, o andamento da história é diferente do mangá e do anime. Por exemplo, Minako já é famosa e NÃO é a melhor amiga de Usagi. A melhor amiga de Usagi ficou a cargo de Makoto.

Ao contrário do anime e do mangá, essa versão (baseada no primeiro arco do mangá), ganha uma trama mais soturna. Mais adulta. Mais séria. O humor é presente, mas não predominante. E o final termina com uma tragédia, que foi amenizada. Foi revelado nesse toku que, com o poder do seu amor, a Sailor Moon pode destruir UM universo, se tornando uma das personagens mais poderosas desse universo-geek. A fotografia, como falei no início, é colorida e meio psicodélica, mas isso vai diminuindo a medida que os episódios foram avançando. Vale destacar atuações magistrais, num elenco bem selecionado.  Destaque para Keiko Kitagawa (Rei Hino) e Jyoji Shibue (Tuxedo Kamen), que são os melhores do elenco.

A trilha sonora é açucarada e puxada pro pop pré-adolescente. Ou seja, para quem está acostumado com algo mais hard, NÃO vai curtir a trilha sonora. Os figurinos são fiéis ao mangá e os efeitos dos golpes são bonitos. Adorei (pena que foi uma vez) ver o golpe Burning Mandala. Foi o mais bonito de todos. Aliás, nessa versão, a Sailor Mars se tornou a minha favorita, talvez por causa da atriz que deu vida a guerreira, visto que, das cinco senshi principais, no mangá e anime, a Makoto é a minha favorita (embora a Michiro, Sailor Neptune, seja a minha favorita de todas). Mas o trabalho de Keiko apagou o brilho de Sawaii (Usagi).


Enfim, Sailor Moon foi o primeiro toku que me fez chorar. Um final triste, mas bonito. Para quem é fã das meninas, vai estranhar um pouco o modo como ele teve seu roteiro sendo conduzido. Mas, passando esse choque inicial, dá para curtir numa boa. As meninas vão te conquistar de alguma forma. Tenho certeza disso. 

{ 6 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Não vi ainda esse. Mas deve ser coerente.

    Aliás, tem muito mangá aí que virou Anime que é totalmente "Tokusassizável".JoJo, Slam Dunk, Captain Tsubasa e Golden Boy seriam exemplos perfeitos disso. berserk eu acho que também, mas teria que ser filmado na Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale MUITO a pena assistir Sailor Moon. É bem bacana. E foi meu primeiro toku que me fez chorar. :D

      Excluir
    2. To vendo o Sailor Moon Super S agora, e quando terminar com o Sailor Stars imediatamente já começo a ver esse Live Action aí então.

      Excluir
  2. Sailor Moon é uma ótima série, um dos melhores trabalhos da célebre roteirista Yasuko Kobayashi (escritora principal de Gingaman, Timeranger, Ryuki, Den-O, Shinkenger, OOO, GoBusters e Toqger). Algumas das características do trabalho dela são bem marcantes em Sailor Moon (não vou especificar aqui para não atrapalhar quem não tenha visto a série, mas quem assistiu a Sailor Moon e Shinkenger deve ter percebido que ela usou um artifício semelhante em ambas as produções).

    Como nunca li o mangá não tenho como comparar a fidelidade da série à obra original da Naoko Takeuchi, mas posso afirmar que o seriado tem uma história coesa e personagens muito bem trabalhadas.

    Quem vê os primeiros episódios da série pode até ficar com o pé atrás, pois é perceptível que as atrizes estavam bem cruas - não só na interpretação, como nas cenas de ação. Mas com o decorrer dos episódios elas se tornam mais seguras, e as coreografias de combate também melhoram.

    Outro ponto positivo é que a partir do episódio 13 entra em cena Kunzite, que eu considero um dos melhores vilões de tokusatsu da década passada. Uma pena que o ator não tenha sido aproveitado em outras produções de forma mais efetiva (ele fez curtas participações em Kamen Rider Blade e Boukenger).

    Um fato interessante é que as cinco protagonistas da série parecem continuar bem próximas, é bem frequente ver elas publicarem fotos reunidas quando alguma delas comemora aniversário.

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -