- Back to Home »
- Den-O , Kamen Rider , Reviews , Tokusatsu »
- Reviews do Tio Donald: Kamen Rider Den-O
Posted by : RodrigoPatoDonald
terça-feira, julho 01, 2014
Kamen Rider Den-O: Os dramas e sofrimentos do passado encarados com bom humor!
Terminei de ver Den-o nesse domingo depois de uma sequência alucinante dos episódios finais! Den-O é uma série que também é divisoras de água: ou você ama ou você a odeia! Tudo por causa de um detalhe presente na série: HUMOR! Aliás, não é bem humor, mas "humor".
Por que o "humor" está entre aspas? Bem, precisamos analisar com grande seriedade, qual foi a proposta da série. Den-o tem como premissa, criaturas chamadas Imagins que viajam no passado de suas vítimas para resolver um problema na vida particular das mesmas, tudo para manter o fluxo do tempo correndo da maneira correta. Para não permitir que os Imagins causem distúrbios no passado e assim, no tempo, Den-o é convocado pelo Owner e recebe uma passagem para vagar no tempo através do Denliner e destruir os Imagins.
O que vemos em Den-o é o seguinte: DRAMA! Muito DRAMA! É aí que entra o "humor" da série! Se não fosse por isso, a série seria a MAIS dramática de toda franquia, visto o modo como os dramas pessoais das vítimas e dos personagens principais são explorados. E, por causa desse EXCESSO de drama, era necessário fazer alguma coisa para contrabalancear com isso, e a saída escolhida foi o humor! Mas, não é qualquer humor que vemos em Den-O. Mas, um humor leve, juvenil e pudico! Todos os personagens protagonizam cena de humor! Mas, todos os personagens também protagonizam cenas dramáticas, que mexem com o nosso âmago! E é assim que Den-o foi me conquistando!
O que vimos em Den-o foi uma das tramas mais misteriosas da franquia, dos que eu conheci, claro! Aparentemente, está no mesmo nível que tramas como Agito e até mesmo superior a Faiz. Esquecendo o humor que fez muita gente desprezar a série, se vocês encararem o lado sério da série, verão uma trama misteriosa, onde é resolvida no episódio final da série. Coisa que séries como Faiz já tinha toda a trama resolvida no episódio 35 e teve seus episódios finais só para dar um fim aos personagens, tornando a série monótona nos episódios finais! Mas, em Den-o, muitas coisas foram (bem) resolvidas no episódio final, o que a torna especial. Independente do humor, que pode causar um certo desconforto nas pessoas acostumadas com tramas sombrias como em Faiz e Agito, Den-o conseguiu cumprir seu objetivo com um roteiro bem construído, sem furos. Aliás, junto com Blade, Den-o possui uma das tramas mais completas da franquia. Talvez seja por isso que a fez ser tão popular na família japonesa.
Todos os personagens são bons. Aqui, todos os personagens apresentou drama, me fizeram rir, me emocionar e me impressionar. Não sei dizer qual era o meu favorito, embora eu admita que tenho uma queda pela Airi e pela (Ko)Hana. Os personagens tiveram suas diversas facetas bem exploradas. Você se sente atraído por cada personagem. Se identifica pelo menos com um. Se você é infantil, temperamental, mentiroso, rústico, avoada, rígida, sensível, sim... vai ter personagens para todos os gostos.
Uma coisa que acho legal é a versatilidade de Sato Takeru. Dentro da série, ele interpretou praticamente 7 personagens (Ryutaro, Momotaros, Urataros, Kintaros, Ryuutaros, Deneb e Sieg). Sim! No decorrer da série, vimos Sato interpretando esses sete personagens. Como cada um possui uma personalidade e ver Sato dando vida para esses sete é uma coisa única. Ele conseguiu veracidade em cada uma dessas personalidades, o que fez com que Sato se tornasse um ator bem consagrado e querido no Japão. Ainda bem que ele foi aceito para ser o Kenshin Himura do live-action de Kenshin. Ficou perfeito. E ele também é um bom coreógrafo, visto que existem muitas cenas dele lutando destransformado, além de dançar muito.
Ah... uma coisa que acho legal em Den-o é que o time do elenco feminino é um dos mais belos que já vi na franquia, tanto no time do trio feminino principal (Airi, Hana e Naomi) como das convidadas. E todos os atores e convidados foram bem explorados e bem escolhidos. Vemos também rostos conhecidos em Den-o, como o Deka Blue e o pai de um dos meninos de Patrine.
Agora, vamos voltar ao assunto que incomoda muita gente: o Humor presente! Praticamente, em QUALQUER série toku, de QUALQUER época, sempre vamos nos deparar com algum humor. Até mesmo o cultuado Garo tem alguns episódios dedicados ao humor (muitas vezes protagonizado pela doce e atrapalhada Kaoru). Algumas séries tem demais e outras de menos. No caso de Den-o, o humor foi necessário para quebrar o excesso de dramaticidade do roteiro. Se não fosse pelo humor, o excesso de drama transformaria a série monótona. Ou seja, foi aí que o roteirista de Den-o teve uma tacada de mestre. Usar o humor para AMENIZAR os dramas dos personagens. Isso foi bom para a série? Não! Não foi bom! Afinal, esse humor ajudou a fazer com que fãs brasileiros torcessem o nariz para a série! Mas isso faz a série ser ruim? LONGE disso! O que fez a audiência de Den-o ser uma das maiores e o sucesso da mesma nas vendagens foram as popularidades dos personagens que tiveram em suas características, situações próximas do cotidiano do povo japonês. Afinal, qual ser humano NORMAL não passa por um "bom" dia de azar em sua vida? Sim, caros jovens! Até o presente momento, Ryutarou é o rider mais próximo de um ser humano normal japonês. Ele é um cara que passa por muitas dificuldades na vida, muitas vezes, impulsionadas pelo seu azar. Mas, a medida que os episódios vão avançando, o seu relacionamento com os Imagins vai fazendo com que ele amadureça e, pelo menos, TENTAR mudar o seu proceder, até se tornar um guerreiro honrado no final. Eu admito que eu gosto desse tipo de herói. Ryutarou sabia que não pode mudar as pessoas e o mundo, mas pelo menos, ele se esforçava para ser um bom herói. E NÃO decepcionou. Ele se esforçou e conseguiu superar! E é isso que tornou Den-O legal! Ryutarou sabia que tinha seus limites, mas, se esforçava para ser uma pessoa que tinha que dar um exemplo. Em outras palavras, Ryutarou foi um exemplo de superação! E, podem me matar, me julgar, me bater e me apedrejar, mas, confesso que chorei com o último episódio de Den-O! Chorei MUITO!!
ESTOU VENDO ESSA SERIE, ESTOU COMEÇANDO A FICAR VICIADO NELA.
ResponderExcluirAcredite, Dione.... a série é viciante! E muito cativante! Eu adorei! XD
ExcluirTio Donald eu estava lendo a revista Neo Tokyo,onde havia uma materia sobre tokus e na materia estava escrito que quem escreveu a mateira era um cara que se intitulava Tio Donald,ai ja pensei que era vc kkkkk Mas enfim é vc? Otima review adoro o Den O
ResponderExcluirSim, Henrique.... sou o próprio que escreve as matérias na Neo Tokyo.... XDDD... e fico feliz que tenha gostado da review.... Den-o é uma ótima série sim... vale a pena assistir... XDD
Excluir