- Back to Home »
- GÊNEROS DE TOKUSATSUS JAPONESES: Como classificá-los??
Posted by : RodrigoPatoDonald
quinta-feira, janeiro 07, 2016
Franquias, gêneros.... enfim, temos tokusatsus japoneses para todos os gostos e todas as idades. Mas, como classificarmos os tokus??? Fica a dica e esse "mini-dicionário" sobre gêneros de tokus. Divirtam-se com essa classificação, que pode ser considerada universal, por abranger tokus japoneses de diversos tipos. Vamos lá??
Ultraman: Gênero criado pela Tsuburaya Productions. O primeiro Ultraman foi feito em 1966 e, pelo que se consta, foi um dos primeiros tokus a serem exibidos à cores. O sucesso foi imediato e criou-se uma franquia. Uma série é criada periodicamente, mesmo com hiato, mas a fórmula ainda é a mesma. Um alien que toma um humano como hospedeiro que se transforma num ser gigante e salva a Terra de monstros gigantes. Se produz muitos filmes sobre essa franquia. Os Ultras estão encaixados no gênero Kyodai Hero.
Henshin Hero: Simplesmente, heróis que se transformam. É um gênero de tokusatsu de Super Heróis onde eles precisam se transformar para lutar contra forças do mal. Dentro desse gênero, vamos encontrar sub-gêneros com franquias já consagradas. São elas:
1) Super Sentai: Criado em 1975 por Ishinomori Shotaro, tendo em Himitsu Sentai Goranger o primeiro da franquia. Devido ao sucesso, chegou à marca de 84 episódios. São equipes de heróis em trajes coloridos, sempre usando o máximo do trabalho de equipe e perseverança para enfrentar ameaças de nível global. Muitas vezes recebem seus poderes de fontes tecnológicas, místicas, ou um isto das duas coisas. As séries costumam ter foco emocional no relacionamento entre os membros, e vêm sendo produzidas anualmente, sempre com um tema diferenta a cada ano
2) Metal Hero: Gênero criado a partir de 1982 pela Toei Company. O primeiro seriado foi o Uchuu Keiji Gyaban. A fórmula básica é de um jovem (geralmente órfão) que segue em uma jornada pelo espaço, até parar no nosso planeta, seguindo uma organização espacial que quer dominar o nosso planeta. Após Spielvan, se tem temas variados, como máquinas de combate que ganham sentimento, ninjas protegendo um segredo ancestral, ou até mesmo equpes de resgate utilzando tecnologia de ponta. A cada ano que passava, surgiam novidades na franquia. Algumas agradaram, outras não. Acabou que o gênero foi extinto em 1998, com Robotack.
3) Kamen Rider: Outro gênero criado pela Toei Company. Surgiu primariamente no ano de 1971, baseado num mangá de Ishinomori Shotaro, criado originalmente em 1969. No mangá, o primeiro Rider tinha um ar sombrio e soturno. Na série original, um jovem prodígio é capturado por uma organização sombria e transformado em um ciborgue de combate. Ele foge antes de sofrer lavagem cerebral e jura usar seus novos poderes a favor da justiça. Os Kamen Riders que sucederam o primeiro tiveram origens diversas, entre elas, mais ciborgues, mutantes, híbridos com poderes monstruosos, ou mesmo humanos utilizando sistemas ultra tecnológicos ou artefatos ancestrais.
4) Henshin Heroine: Séries que possuem mulheres como protagonistas. Não possui uma franquia fixa, como as três alistadas acima. Nessas séries, são retratados o lado humanos das heroínas, como dramas pessoais e sua evolução como combatentes e como humanas. Possui várias representantes, como Kekko Kamen, Sailor Moon, Cutie Honey e a mais famosa para os brasileiros, Patrine (Powatrin, no original).
5) Other Heroes: Qualquer herói que se transforma em algo que não pertence a um desses sub-gêneros e franquias. Os maiores representantes no Brasil são Ryukendo, Fuu Lion Maru e National Kid. Mas existem outros, como Cybercops, Hentai Kamen e Esper.
Kyodai Hero: Um gênero para heróis que se tornam gigantes fora da franquia Ultraman. É um gênero pequeno, que tem em Magma Taishi, Spectreman e Robô Gigante, seus maiores representantes. O gênero continua em voga, mas com menos força como era no passado.
Nippo Hero: Um dos gêneros mais obscuros dos tokus japoneses. São filmes de produtoras independentes (até mesmo de algumas produtoras famosas). É um gênero que usa filmes ou séries para retratar o Japão Feudal. Geralmente, os heróis são samurais ou ninjas sem poderes psíquicos (ou talvez alguns, como em Shogun Mayeda, cujo herói possui um certo poder místico). Seu representante mais forte aqui no Brasil é o filme Azumi, de 2003, baseado em mangá homonimo.
Kaiju Eiga: São os filmes de monstros japoneses. Tem em seu maior representante os filmes do Godzilla, que, aliás, foi o primeiro tokushu satsuei da história. É o gênero mais antigo do Japão e que completou 60 anos no último dia 03 de Novembro de 2014. É responsável por uma das franquias mais controversas dos Tokus. Estamos falando dos filmes do próprio Godzilla, que teve altos e baixos durante os 60 anos de história. Mas, tivemos outras produtoras além da Toho que fizeram filmes de monstros, como a Daiei e a própria Toei.
Espero que tenham gostado dessa parte e ter ajudado a esclarecer algumas coisas...
Excelente tópico, parabéns...^^
ResponderExcluirTu és bibliotecario?
ResponderExcluirHAHAHHAHHAHAHAHHAHA... Não sou bibliotecário, embora a ideia seja tentadora, eu sou só um pesquisador. XDD Obrigado por ter curtido. XD
ExcluirPode compartilhar a vontade, Inominável Ser. Fique a vontade. Estamos aqui para isso!! XDD
ResponderExcluir