Posted by : RodrigoPatoDonald quinta-feira, outubro 22, 2015


“E a música, a música me faz contente...”



Bacanudos e bacanudas do meu amado Rampage. Tudo bem com vocês? Venho por meio desta expressar a minha alegria por postar esse TOP 10. Por quê? Porque não é opinião SÓ minha, mas a opinião de outras pessoas. Conversei com outros membros do Rampage e outros visitantes e chegamos a um bom senso sobre quais os sentais com as melhores trilhas sonoras. Lembrando: essa é uma opinião SUBJETIVA. NÃO é para se tomar como padrão do que deve ser seguido. Foi só para vocês terem uma noção do que os 40 super sentais (praticamente 40...) têm para nos oferecer em trilha sonora.

Já falei sobre trilha sonora nos tokusatsus uma vez na revista Neo Tokyo de número 101. Então, para algo mais abrangente, recomendo a folhear a revista por lá. :D . Aqui, vocês vão encontrar um top 10 com trilhas sonoras que agradaram um grande público. Sabemos que cada pessoa possui o seu estilo e gosto para músicas favoritas. Então, vamos lá. Aqui foi avaliado o conjunto: OSTs (canções originais) e BGMs (músicas de fundo). Então, não esperem que seja avaliado um ou outro isoladamente. Foi avaliado também o impacto das músicas NAS séries em questão. Querem saber os nossos gostos? Então, sentem no sofá, coloquem o fone de ouvido e  viajem para o que nossas amadas séries têm a oferecer. Vamos lá?

10- Bioman.

O grande charme de Bioman está no fato de possuírem baladas descoladas dos anos 1980. O maior trunfo da trilha sonora está na canção Sexual Lady, que possui um toque “oitentista” e um título que permite diversos trocadilhos devido ao péssimo gosto da escolha do nome e piadas devido a sua letra inusitada. Uma trilha sonora bem agitada e que vale a pena ter algum contato. Um prato cheio para quem curte o vozeirão do Takayuki Miyauchi.



09- Boukenger

Juro que ficamos em dúvida se colocaríamos Boukenger ou Dekaranger aqui. Boukenger foi escolhido por causa do equilíbrio. Algumas músicas beiram a baladas pops mais light. Outras apelam para o envolvimento dos temas de metal que transformam as cenas em momentos épicos. Vamos encontrar muitos solos de guitarra e baixo, misturados com instrumentos clássicos, como piano e flauta. As canções possuem um “cheiro” de aventura.



08- Liveman

Outra trilha sonora clássica com arranjos dos anos 1980. Uma grata surpresa de Liveman é que o protagonista canta a abertura e a única integrante feminina canta outro tema central. Vale salientar também que a maioria dos temas de fundos é baseada nas canções da série e os arranjos fazem com que as pessoas entrem no clímax de Liveman. Claro que Liveman não devia ficar de fora.



07- JAQK

Um dos principais motivos para JAQK estar aqui está no fato de encontrarmos a voz de Isao Sasaki, o “Elvis do Japão” em grande parte da trilha sonora de JAQK. Os arranjos das canções e dos temas de fundo lembram e MUITO o estilo Enka (não estou afirmando que seja, OK?), o que pode agradar e MUITO aqueles que preferem algo mais “clássico” (mais antigo). E a voz poderosa de Sasaki ajuda a reforçar essa ideia.



06- Hurricanger

Talvez aqui tenha mais pesado as BGMs do que as canções. As músicas são equilibradas no sentido que possuem MUITOS arranjos contemporâneos e, vez ou outra, podemos encontrar algum som de instrumentos tradicionais japoneses, como o shamisen (bandolim japonês). Aqui, cada música combina e muito com as cenas propostas. Destaque para a música Kaze Yo, Mizu Yo, Daichi Yo, que une o Metal com o tradicional.



05- Shinkenger

As BGM de Shinkenger são muito bem compostas. Os arranjos instrumentais trazem música folclórica japonesa, mas com uma pegada power metal. Simplesmente incrível. E ainda temos tema do Samurai Gattai Shinken-Oh cantado pelo Kushida... Sem mais.



04- Carranger

Pelo que andei pesquisando, a trilha de Carranger foi a que MAIS vendeu da franquia e ajudou a salvar a mesma de entrar num hiato. E, como pude dar uma conferida, realmente a trilha de Carranger é uma delícia, com arranjos bastante alegres que nos fazem entrar no clima despretensioso para qual a série foi feita. Com certeza mereceu estar aqui.



03- Flashman

Confesso que a trilha de Flashman foi uma escolha da minha pessoa e eu quis colocá-la nessa posição. As canções possuem ótimas baladas oitentistas que exalam a dramaticidade e os clímaces que a série nos mostra. As BGMs apelam, em muitos momentos, para a música clássica, com ótimas músicas que nos marcam em MUITOS momentos (principalmente as de pegadas mais dramáticas).



02- Magiranger

Tanto as canções como as músicas de fundo de Magiranger flertam, em sua vasta maioria, para aquelas músicas de new age (aquelas músicas de relaxamento). Isso foi bastante conveniente pelo fato do tema da série (magia e criaturas fantásticas) pedir esse tipo de música. Claro que vamos encontrar alguns temas mais pesados, mas o que predomina em Magiranger e o que mais marca, são os temas em New Age. Destacam-se os temas Peace in the Heaven e Forever (da Sereia).



 01- Kakuranger

Essa eu confesso que fiquei impressionado. Os temas instrumentais conseguem misturar arranjos tradicionais antigos em instrumentos tradicionais como taiko, shamisen e sakuhachi com canções contemporâneas que faz com que viajemos para o Japão Feudal através da série. Com canções impactantes (como Muteki Shogun Tadaima Sanjou e a emocionante Kiai Hyappatsu Kakuranger, num performance magistral de Nobuhiko Kashiwara e seus gritos ecoantes de WOOOOOOO.....). Enfim, mereceu estar aqui nesse primeiro lugar com essa trilha primorosa.



Essa foi a lista do Rampage. Concordam? Discordam? Fiquem a vontade para comentar.  Espero que gostem da nossa lista.

The search goes on...
:D


{ 4 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Excelente lista! Como menção honrosa eu colocaria Jetman, quando ouço o começo da introdução já penso: "Jetto Jetto Jettoman, Let's go tobídase, Jetto Jetto Jettoman, Choujín Sentaí Jettoman". Parabéns pela matéria, forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa lista! surpresa não encontrar changeman, flashman e maskman no top 3, assim como seria em 90% de listas tupiniquins. De todas trilhas completas que ouvi, a única que eu desprezo TODAS as músicas é a de zyuranger, pra mim não salva uma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renato... HAHAHAHHAHAHAHHAH... Flashman está no Top 3 da gente.... mas está LONGE de chegar aos pés de Magiranger e Kakuranger..... mas, convenhamos, Renato... a trilha de Flashman é LINDA!!! Não precisa ser nostálgico para reconhecer isso.... mas Changeman e Maskman são descartáveis.... :v

      Excluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -