Posted by : RodrigoPatoDonald quarta-feira, julho 26, 2017

        "Pera, Uva, Maçã, Salada Mista... me diga o que você quer sem me dar nenhuma pista...."




Finalmente terminei a saga das frutas sagradas. Estava devendo assistir essa série faz um tempinho e um MONTE de gente estava me cobrando que eu assistisse e fizesse a bendita review sobre a série. Então, vamos nós...

Como definir a série?? Bem... aos meus olhos, Kamen Rider Gaim fala o tempo todo de erros. Principalmente dos primeiros erros da vida de um adulto. Como superar seus erros?? Como enfrentá-los? Como aprender dos seus erros?? Como evoluir através dos seus erros?? Passamos os 47 episódios analisando isso. Quando Kouta ganhou os poderes do Sengoku Driver para se tornar um rider, ele usou isso de forma errada no início. Tomou MUITAS decisões erradas. E isso não foi só com ele. Kaito e Mitchy, outros dois protagonistas, cometeram alguns erros graves no decorrer da série. E é isso que torna a série especial. Justamente os erros dos protagonistas para atingirem seus objetivos. E eles aprendem no duro, o que um erro pode fazer com eles.

O erro de Kouta foi acreditar até na maldade daqueles que se corromperam e se recusar a enxergar isso. Ele comeu o pão que o diabo amassou nas mãos de Mitchy, mesmo com as indiretas de Mai, Kaito e Yoko, Kouta não aprendeu. Mesmo o Mitchy tendo se revelado um crápula, Kouta ainda sacrifica os outros por ele. Mas também, quando Kouta abre a mente e percebe os seus erros, ele viu o passado inteiro e resolver dar uma chance para o amigo. Ele se entregou de corpo e alma para seu amigo rever suas atitudes.

Mitchy errou por acreditar que ele sozinho poderia resolver as coisas. Se tornou manipulador. Se tornou sádico. Machucou aqueles que eram importantes para ele para satisfazer a sua Soberba pessoal. Aprendeu a duras penas que a vida de adulto não é nada fácil. Precisou Kouta se sacrificar na frente dele para ele abrir os olhos e ver até onde foi os seus erros. E o final dele foi maravilhoso.

Kaito errou por generalizar a Humanidade e por acreditar que TODA a Humanidade devia ser extinta por culpa dos fracos. Para satisfazer a sua Soberba, ele declarava que SÓ ele podia criar um novo mundo. Só ele tinha poder para mudar a Humanidade. Para ele, a sua Gula por poder lhe causou a sua ruína. E o final dele foi digno para o que ele acreditava.

Kamen Rider Gaim começou sem grandes pretensões. Mas a partir do episódio 18, houve uma reviravolta mirabolante que fez com que ficássemos presos a série. Todos os personagens tiveram os seus destaques e sua importância na série. Houve certo equilíbrio, coisa que era difícil nas séries antigas.

Aliás, sobre "séries antigas", são encontradas VÁRIAS referências a Kamen Rider Black na série. E isso é mais notável ainda nos episódios finais (não, pequeno gafanhoto... não vou dar spoillers... assista e descubra por si próprio.... XD). Aliás, ouse dizer, se me permite fazer tal comparação, Gaim consertou os erros que estavam presente em Black. E isso me deixou mais esperançoso para o rumo da franquia. Gen Urobochi mostrou para a gente o que é um rider de verdade.

Aliás, sobre a série em si, vale ressaltar a importância da série resgatar vários elementos da série Showa. Combates, monstros do dia, ÓTIMAS cenas de ação e muito bem coreografadas. E sobre isso, vale salientar a importância de Sano Gaku. Ele mostrou que Riders atuais podem lutar sem se transformarem. Sano é um ótimo acrobata, dançarino e artista marcial. Ele lutava MUITO durante os episódios SEM se transformar. Aliás, até o presente momento, dos riders Showa e Heisei que vi, ele foi o ÚNICO que vi lutar tão bem assim SEM se transformar. E isso só me fez garrar amores pelo herói, pois ele mostrou para que veio.

E sobre aqueles que se recusaram a assistir essa maravilhosa série por causa do tema "frutas", só lamento. E NEM ousem usar o argumento de que "Ah, seu Ishinomori não aprovaria essas mudanças de Insetos para Frutas". Cara! Se "seu" Ishinomori estivesse vivo e quisesse continuar no mercado de trabalho na franquia, ele se adaptaria aos novos padrões da cultura japonesa de se fazer Kamen Rider. Ou seja, se não fosse o Gen Urobochi que usasse o tema "frutas" na série, seria o "seu" Ishinomori, pois a série foi encomendada pela Bandai e pela Toei para ser com o tema frutas. Ou seja, SE o "seu" Ishinomori estivesse vivo, ele NÃO recusaria trabalho por causa da Soberba de veteranos-brasileiros que NEM são o público alvo. Afinal, nesses tempos de crise, recusar trabalho por Soberba é um tiro no pé. Não só no Brasil, como no resto do mundo. Ainda mais que, do jeito que ele, SE estivesse vivo, já seria bem velhinho, claro que ele não recusaria trabalho e dinheiro... então....

Enfim, Kamen Rider Gaim entra para a galeria de heróis marcantes. A série só não foi tecnicamente perfeita por causa do último episódio, que foi um filler desnecessário. A série em si acabou no episódio 46. Fora isso, é uma ótima série que vale e MUITO a pena ser assistida. E se guardada. E encerro essa review com um trecho de uma música do Kiko Zambianchi que diz o seguinte sobre os nossos protagonistas: "Se um dia eu pudesse ver o meu passado inteiro.... se fizesse parar de chover nos primeiros erros... o meu corpo viraria sol... minha mente viraria sol... mas só chove, chove.... mas só chove, chove...."... ♫♪

{ 5 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Não assisti ainda (e vai demorar muuuuito- tô no Kamen Rider Amazon ainda, que é fantástico!), mas de uma coisa eu falo: nem encano tanto com o lance de ser baseado em frutas, mas acho que poderiam ter feito uma série de Samurai, e muito depois uma baseada em frutas, e muito depois uma baseada nas duas temáticas, como foi com o Gaim (podiam bolar um esquema tipo "fusão" - ou mesmo algo parecido com o que deve acontecer com esse Kamen Rider Build aí, que tirando as cores é igualzinho ao W...).

    No mais, só espero que as frutas que mais gosto (cereja, manga, Kiwi e Melancia) tenham sido do bem - e abacaxi, pinha e jaca (e eu sei lá se japonês sabe o que é jaca! :P ) sejam os vilões!

    ResponderExcluir
  2. Excelente palavras sobre esse Rider que me apaixonei vendo

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -