Posted by : RodrigoPatoDonald terça-feira, maio 19, 2015

Olá, bacanudos e bacanudas da Rampage... tudo bem?? Bem, muitos blogueiros e comentaristas costumam utilizar seus respectivos meios para fazerem seus respectivos TOPS 10. Não costumo usar esses meios, pois temo que as pessoas possam tomar esses “TOPS alguma coisa” como verdades absolutas. E aí, como de costume, começa uma verdadeira guerra e é tiro do lado e tiro do outro. Mas eu resolvi fazer um teste, mais movido pela curiosidade de se fazer um Top 10 do que qualquer outra coisa. Afinal, vai ser o meu primeiro TOP 10 num blog. Mas, to logo avisando, isso daqui NÃO é a verdade absoluta. Não é o parâmetro para ser seguido. É simplesmente uma lista de OPINIÃO PESSOAL Só para vocês conhecerem um pouco da minha pessoa e do meu gosto pessoal. Então, vou fazer aqui uma lista de episódios de sentais que eu recomendo para o povo. Embora tenha MUITOS sentais dessa lista que NÃO estejam no meu Top 5, são episódios analisados individualmente, independente das minhas séries favoritas, que são analisadas pelo conjunto de obra. Atenção: lista sujeita a atualização. Então, vamos lá:

10°) Episódio 22 de Changeman –  A Prisioneira do Espelho

A base dos Changeman recebe a visita de uma espiã que se faz passar por Sayaka. O monstro Mirah é uma espiã espacial chamada por Gozma para tentar descobrir o segredo da base dos Changeman. Por que esse episódio é um dos melhores em MINHA opinião? Bem... esse episódio é bem comum e bem padrão de um sentai. Não acontece nada de fortemente extraordinário nesse episódio. Mas ele cativa pelo fato da forma sutil que o tema espionagem foi explorado. Não posso falar nada de como foram de outros sentais que trabalharam o tema espionagem, mas a forma como ESSE episódio trabalhou o tema espionagem e as sósias foi feito de forma fantástica e muito inteligente. Por isso que eu escolhi esse episódio para estar nesse Top 10.


09°) Episódio 02 de Liveman – Os 3 Poderes Unidos à Vida

Liveman é um dos sentais mais superestimado da franquia. E não tiro a razão. A série começa de forma trágica, depois com um combo de episódios iniciais banais e com um meio e fim pra lá de provocantes e que te prende de forma mágica. Os dramas vividos pelos heróis que lutam para verem seus amigos se redimirem é uma das tramas mais bem elaboradas que temos na franquia. E esse episódio é marcante por causa de um fato. No meio de uma tragédia, vemos que a vida pode renascer. E nos incentiva a termos esperança. Afinal, no meio da tragédia, temos algo inusitado na franquia. Um parto, dando esperança de vida para os heróis. Ponto pro roteirista.


08°) Episódio 21 de Timeranger – Ao Estilo Shion

A juventude tem muita coisa para nos ensinar. E esse episódio de Timeranger mostrou que um personagem subestimado por causa da sua juventude (no caso, o Shion), tem o seu valor. Enquanto os seus companheiros estavam fora de combate devido a uma armadilha do monstro do dia, coube ao jovem Shion tomar a dianteira e assumir a responsabilidade da empresa dos heróis e destruir os planos dos vilões do dia. E o resultado foi um dos episódios mais intrigantes de toda a série e de toda a década 2000. Esse episódio mereceu estar nesse Top 10 pelo fato de que não podemos subestimar os mais jovens. E Shion deu um ótimo exemplo que os mais jovens possuem um talento para nos ensinar, basta eles quererem.


07°) Episódio 30 de Changeman –  Avante, Pégaso

Episódios de animais sempre têm um dom de mexer com as emoções do povo. E tenho quase certeza que muita gente, quando criança, se encantou com o episódio e ouso dizer que teve muita gente que chorou com o fim do cavalo Pégaso, que se sacrificou para ajudar o Oozora a destruir o monstro do dia e salvar a humanidade. Um episódio marcante. Afinal, a maioria das crianças gosta de animais e ver um cavalo se sacrificar daquele jeito pelo seu dono mostrou que os japoneses, quando querem, conseguem trabalhar com a sensibilidade do seu público. Esse episódio não iria ficar de fora desse Top 10. Afinal, a forte carga dramática desse episódio é sublime.



06°) Episódio 29 de Kakuranger – A Primeira Super Batalha da História

Kakuranger não é uma série voltada SÓ para o humor. Tem boas cenas de ação e umas lutas impressionantes. Mas a luta mais incrível da série está no episódio 28. E, se me permitem a ousadia, ouso dizer que é a luta mais fantástica da franquia até o presente momento. Afinal, temos nesse episódio, uma cena com um dos atores japoneses MAIS renomados e respeitados com o seu filho, também ator. E os dois lutam muito, numa luta dramática, e o mais interessante, eles lutam destransformados, num combate mortal, onde podemos ver todo o ódio e a fúria dos personagens. É claro que esse episódio tinha que estar no meu top 10.



05°) Episódio 26 de Flashman – Abóboras Selvagens.

O humor também tem vez. E é claro que não poderia de deixar um dos episódios MAIS engraçados de toda a franquia. Com Lu protagonizando um episódio que se transforma numa guerra culinária, vimos nesse episódio um humor puro, inocente e sem apelar para a apelação corporal (leia-se homens e mulheres desnudos). Esse episódio marca por apresentar um humor que não ofende a inteligência da gente. Nenhum personagem do episódio foi poupado de uma situação cômica. Flashman precisava de um episódio desse naipe, visto que o drama é explorado em excesso nesse sentai e o episódio veio a calhar, quebrando a monotonia.



04°) Episódio 33 de ToQger – O Duelo de Karatê

Uma das maiores reclamações de toku-fãs para sentais atuais é: “Ah, os atores são fracos e não lutam destransformados como os heróis dos anos 80”. A pergunta que não quer calar: será que é assim mesmo? Vimos aqui em Toqger (ou Tokkyuger, como queiram chamar), um episódio que veio calar a boca de muita gente. Raito e Hikari invadem um prédio e derrotam um exército INTEIRO destransformados. E eles mostram que são disciplinados no karatê, o que mostra que, em sentais atuais, podemos sim, ver muitos atores que são disciplinados nas artes marciais.



03°) Episódio 27 de Megaranger – A Morte Lidando Com o Demônio Coral

Uma aula de suspense é o que podemos definir esse episódio de Megaranger. Inspirado claramente no filme Tubarão, esse episódio mostra o quanto podemos ficar impressionados. Vimos tensão e densidade caminhando lado-a-lado num episódio eletrizante num clímax inspirador. Apesar de termos crianças como protagonistas (juntamente com Shun), é um típico episódio para adulto. O pouco de humor que aparece para aliviar a densidade é cru e não interfere no suspense da história. Megaranger é um ótimo sentai, que também é subestimado, mas, que esconde alguns episódios inspiradores e com forte tensão. Esse episódio é só UM deles.



02°) Episódio 45 de ToQger – O Lar Que Você Deixou

Esse foi o segundo episódio de um sentai que me fez chorar. Aqui, vimos como um líder deve se portar. O sacrifício que Raito fez para poupar seus amigos é impressionante. Quando vi essa cena, me debulhei nas lágrimas.  O drama é o foco principal. A sensibilidade de como esse episódio foi escrito, o desespero dos companheiros, o desprezo pelo Akira, a difícil missão de caminhar na jornada da vida sozinho me fizeram ficar impressionado. O drama foi feito de forma equilibrada e consciente. As lágrimas de Raito pareciam reais.  A veracidade da separação foi algo incrível de se ver e fez com que eu me apaixonasse por esse episódio e por essa série. Mereceu o meu segundo lugar.



01°) Episódio 38 de Boukenger –  O Pano de Arco-Íris.


Quem me conhece sabe que eu sou apaixonado por gatos. E eu adotei uma gatinha que jogaram no meu quintal, magrinha, raquítica e miudinha. Hoje a minha Luna está forte, saudável e muito espoleta. Mas, fico imaginando como era a vida dela como gata de rua. E ver esse episódio de Boukenger, do amor de uma gatinha que se “apaixona” por seu salvador (no caso, o Souta) me fez lembrar o amor da minha gata por mim. É claro que, quando vi esse episódio, eu chorei muito. Não tenho vergonha de assumir que  chorei. É um episódio emocionante e foi escrito de forma sensível, para conscientizar a dura realidade dos animais de rua (sim, no Japão também temos esse problema). É uma linda história que mereceu estar no meu primeiro lugar. 


Lembrando: É só uma lista de cunho pessoal. Não é verdade absoluta. Vocês estão livres para concordarem ou discordarem. Ou melhor ainda, vocês estão convidados a fazerem sua própria lista. Fiquem a vontade. Até a próxima, povo meu! :D

{ 1 comentários... leia abaixo, ou faça o primeiro }

  1. Cara, gostei muito de seu TOP 10, eu vi todos esses episódios que você destacou e apesar de possivelmente eu fazer umas poucas alterações, a essência deles está muito boa, parabéns...^^

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -