Posted by : RodrigoPatoDonald sábado, setembro 29, 2018

                                  "Eu só sei que vi sombras passando diante de mim...."... ♫♫♪♪



Terminei de rever Kamen Rider Black depois de mais de 25 anos sem ver. Depois de MUITO tempo sem entender essa devoção de muitos veteranos para cima da série. Depois desses 25 anos, resolvi dar essa chance. Confesso que comecei a assistir com MUITOS receios. Afinal, o que Kamen Rider Black tinha de tão especial para que muitos devotassem uma veneração exclusiva?? Bem... vamos lá...


Antes de começar a review em si, já vou logo avisando que assisti a série de forma neutra. Sem me basear por nostalgia barata e sem haterismo barato também. Sou conhecido pela minha neutralidade em abordar essas séries sem pestanejar. Inclusive de minhas séries favoritas (como foi o caso de Shaider e Kakuranger). 

Um dos principais atrativos de Black que faz com que ele seja MUITO querido entre fãs veteranos é a sua fotografia. Aliás, uma fotografia meio monocromática, com abuso de cores escuras. Talvez esse tom escuro de sua fotografia fez com que Black fosse considerado mais "maduro". Vale salientar que, essa fotografia escura da série foi considerada um erro pelos japoneses (palavras do próprio Kurata). Aproveitando o carisma de Tetsuo Kurata (sim... ele é MUITO carismático e simpático em cena, mas a atuação dele deixou a desejar e MUITO.... e o próprio já admitiu que tinha que refazer MUITAS cenas que não agradavam Ishinomori), tiveram que fazer uma "continuação" de Black (no caso, Black RX), mas com uma fotografia mais clara e amena, para suavizar o tom escuro da série anterior e aproveitando o carisma de Kurata. Essa mudança de tom de fotografia não agradou os fãs veteranos brasileiros, mas agradou MUITO mais os fãs japoneses (público alvo da série). Mas, para um clima soturno que a série se propõe (no início), a fotografia escura se fez necessária. E é MUITO provável que seja esse o PRINCIPAL motivo para que fãs veteranos seja agradável de se ver, visto que uma das principais reclamações com relações a séries atuais está no suposto excesso de cores que as produções vêm adotando. 


Uma outra coisa que eu gostei e MUITO nessa série, mas que quase ninguém nota e repara (pelo menos, não percebo ninguém comentando) está no figurino. Principalmente nos figurinos dos monstros e vilões. Vemos um capricho excepcional para confeccionarem as fantasias dos monstros. Aliás, ouso dizer que houve uma certa perfeição para deixarem os monstros aterradores. Da parte dos vilões (sacerdotes, Taurus e Shadow Moon) também. Tiveram um capricho maior para o lado do mal do que para o lado do bem. São tanto os destaques nos figurinos do time do mal que eu NEM sei por onde começar a citar qual é o meu favorito. Gosto MUITO do figurino do monstro Gato Preto.A versão monstro de Danker e súcuba de Pérola também ficaram bem interessantes. O visual de Shadow Moon é MAIS agradável de se ver do que o do Black (que é monocromático demais). É uma pena que o figurino da série passa praticamente desapercebida por muitos que a assistem.

Outra coisa que eu gostei da série foi sua excelente trilha sonora, tanto da parte das OST como das BGMs. Vou lhes confessar uma coisa: estou escrevendo essa review escutando meu CD original da série que tenho aqui que achei num sebo de Londrina por 5 reais. XD. Gente... que músicas maravilhosas!! Não se sabe qual lado é o melhor: se são as BGMs ou as OSTs. Gosto do tema dos Gorgom (das BGMs). Das canções, a melhor música é, sem sombras de dúvidas Black Hole Message. Como gosto do ritmo e letra dessa música.

O elenco tanto da parte dos vilões como dos coadjuvantes. Apesar de ser carismático, o maior erro está no protagonista. Ele pode até ser carismático em cena, mas demonstrou que é canastrão. Alguém precisava dizer pra ele que fazer caras e bocas não o faz se bom ator. Aliás, como citado acima, o próprio Kurata já disse que não se considera bom ator. Mas admito que ele é bom dublê, pois fazia umas boas acrobacias. Gosto do elenco feminino. Todas defenderam brilhantemente seus personagens, principalmente a Hitomi Yoshii, como a pérfida sacerdotisa Bishiumu (Pérola). 

Outro erro da série está no seu roteiro. Eu ainda estou procurando na história ONDE é "coisa de adulto" que MUITOS veteranos falam. Aliás, ouso dizer que a coisa mais banal de Black está na história. Dos 51 episódios, pode ser resumido a apenas 13 (no caso, se vocês assistirem os episódios 01, 02, 18, 34, 35, 36, 45, 46, 47, 48, 49, 50 e 51, já entendem TODA a série.... o resto dos episódios é filler e não acrescentam em NADA no andamento da história... e a MAIORIA dos episódios são episódios bobos com "Issamu" sendo amigo da criançada que usa shorts e jaquetas). Esses episódios fillers são planos mirabolantes do trio de sacerdotes para dominar a humanidade. É algo vazio. Os melhores episódios são esses listados e que representam a série em si. Os outros são altamente descartáveis e não acrescentam em nada. E houve também um desperdício de personagens. Birugenia (Taurus) que prometia ser um grande vilão, ficou de enfeite após o episódio 18. Shadow Moon é outro vilão que prometia e que "nadou, nadou e morreu na praia". Apesar do visual bonito, as atitudes deles não mostraram ser um grande vilão. E ainda teve a audácia de matar Bishiumu (Pérola), que, junto com Darom (Danker) eram os verdadeiros e sensatos vilões. Desperdício de personagens. 

Kamen Rider Black é isso. Analisando friamente, tem seus prós e contras. Consegue divertir. Mas não é uma série para ser exaltada num altar de ouro como querem que exaltemos. Eu aqui apontei pontos acertos e erros que reparei segundo o meu ponto de vista. Mas nada impede de vocês olharem a série com outro ângulo. Essa review NÃO é a verdade absoluta sobre a série. Vocês estão livres para concordarem e discordarem. Mas, de um jeito ou de outro, Black deixou suas marcas. 

{ 8 comentários... leia abaixo, ou comente }

  1. Olha, não é que eu concordo em quase tudo? Eu gosto muito de K.R. Black, ela é uma das minhas séries preferidas de toda a franquia, mas é basicamente isso que você mencionou, nem mais, nem menos.

    ResponderExcluir
  2. Nostalgia nunca é barata meu caro. É força da lembrança de um momento especial na vida de muitos. Não barateie a nostalgia de seus leitores, por favor.

    ResponderExcluir
  3. Ainda bem que seu review não é verdade absulta. Chamar Tetsuo de canastra é uma falácia sem tamanho! Um dos mais carismáticos e ótimos atores de Kamen Rider, muito difícil achar algum igual. Mas já que você faka com toda propriedade Sr. Juiz da Academia do Oscar! A única coisa relevante do seu post é destacar os sacerdotes. Sendo que o figurino de "lençol" deles é a melhor parte.

    ResponderExcluir

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -