Posted by : Kleber terça-feira, dezembro 02, 2014


O Henshin Belt (cinto de transformação) é uma marca registrada de um Kamen Rider. Desde o primeiro Rider ele foi sendo modificado, ganhando mais habilidades, gerando armas para o Kamen Rider, etc.
Portanto, vamos acompanhar a evolução dos belts através dos tempos:


Kamen Rider Ichigo - Typhoon
O Typhoon é o henshin belt do Ichigo e funciona com a força do vento. A parte de couro do primeiro cinto era branca e, após Ichigo receber um upgrade, ela fica vermelha, similar ao cinto do Kamen Rider Niigo. O Typhoon também está presente nos humanoides Shocker, embora o deles tenham a forma do emblema da organização.
Em sua forma humana, Takeshi Hongo precisa expor o Typhoon à uma forte rajada de vento para poder se transformar. Após o upgrade, ele ganha a habilidade de se transformar apenas fazendo movimentos específicos com os braços (que chamamos de Henshin Pose), tal qual Ichimonji.


Quando Hongo retornou no filme Heisei Rider vs. Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat. Super Sentai, seu Typhoon foi modificado para incluir o mesmo emblema que Niigo tem em seu Typhoon, uma espécie de proteção que se mantém fechada até que seja necessário se transformar.

Kamen Rider Niigo - Typhoon
O Typhoon de Hayato Ichimonji tem funções similares às de Hongo. Desde sua primeira aparição, a cor do cinto é vermelha.


Ao contrário do Typhoon original de Hongo, o de Ichimonji possui o emblema dos Kamen Riders fixado à frente da ventoinha e ele se abre para revelar a ventoinha quando ele se transforma no Kamen Rider Niigo.

O Typhoon de Ichimonji funciona de forma diferente da de Hongo, que precisava expor o Typhoon à rajadas de vento para poder se transformar. Ichimonji precisava fazer uma série de movimentos específicos para ativar o cinto, e acabou criando a primeira pose sequencial de transformação.

Kamen Rider V3 – Double Typhoon
O Double Typhoon é a primeira e principal arma do Kamen Rider V3. Shiro Kazami se transforma em V3 fazendo uma Henshin Pose que ativa os dois pistões rotacionais do Double Typhoon e converte a energia acumulada para transformar Kazami em Kamen Rider V3. O Double Typhoon foi construído pelos dois primeiros Kamen Riders. Isso permite que V3 utilize a habilidade de Ichigo (ventoinha direita) e a força de Niigo (ventoinha esquerda).

Riderman
Ao contrário de seus predecessores, Riderman não utiliza o cinto para se transformar. Ele ergue seus braços e materializa seu capacete em suas mãos, ao colocá-lo, seu uniforme se materializa automaticamente em seu corpo.

Já que Riderman não possui a mesma tecnologia de V3 e seus antecessores, ele faz uso de sua persistência, inteligência e das armas contidas em seu braço protético.
-Rope Arm – Uma arma que se adapta para escalada, fuga ou combate.
-Hook Arm – Um gancho.
-Sickle Arm - Uma foice (usada apenas em materiais promocionais).
-Power Arm – A arma mais forte de Riderman, aumentando seu poder de ataque.
-Swing Arm – Uma maça.
-Drill Arm – Embora tendo sido usada apenas como ferramenta, poderia ter sido utilizada como parte de um golpe final.
-Net Arm – Uma rede de captura.
-Machine Gun Arm - Uma metralhadora (apareceu pela primeira vez no mangá Kamen Rider Spirits, mas ela foi usada em Heisei Rider vs.Showa Rider: Kamen Rider Taisen feat.Super Sentai).

No universo de Decade, o Yuki Joji do mundo paralelo foi interpretado pelo cantor Gackt (um papel de Kamen Rider lhe foi oferecido e ele escolheu Yuki Joji por este ser um Rider que não possuía melhorias cibernéticas, dependendo de suas habilidades naturais). Essa versão de Yuki era mais sombria e possuía um braço protético bem diferente. Na imagem acima está o que seria o uniforme de Riderman (claramente inspirado no design dos Riders em "The First" e "The Next"), porém, o uniforme não ficou pronto a tempo de ser utilizado, sendo apenas mostrado o braço protético.

Kamen Rider X (X Rider) - Ridol
O Ridol é o dispositivo de transformação do X Rider e sua principal arma, possui uma arma multiuso que contém quatro botões, cada um deles ativa um poder diferente:

- Ridol Whip (Chicote Ridol) Acessado quando é pressionado o botão "H" (Whip começa com W, porém, a pronúncia japonesa dessa palavra é “Hoippu”). Apesar de ter esse nome, X Rider usa essa arma como uma espada.
- Ridol Stick (Bastão Ridol) - Acessado quando é pressionado o botão "S".
- Ridol Rope (Corda Ridol) - Acessado quando é pressionado o botão "R".
- Longpole (Vara)- Acessado quando é pressionado o botão "L".

Kamen Rider Amazon – Bracelete GiGi
O Bracelete GiGi é um misterioso artefato Inca que foi criado há cerca de 120 anos e é uma de duas chaves (sendo a outra o Bracelete GaGa) que permitem ao possuidor delas dominar o mundo com a super ciência Inca.

O bracelete GaGa está em posse de Jumenki Gorgos, o Demônio de Dez Faces.

No mundo de Decade, o bracelete GaGa está em posse de Jumenki Llumu Qhimil, e possui um design diferente.

O Bracelete GiGi é a fonte de poder de Amazon e é a única coisa que o mantém vivo. Entretanto, como visto em All Riders vs. Dai-Shocker, Amazon pode se transformar a sobreviver sem o artefato. Diend havia roubado o bracelete, mas o devolve à Amazon.
O Condorer, o cinto de Amazon, não é usado para ele se transformar, mas possui outras finalidades, como equipamento de escalada.

Kamen Rider Stronger - Electrer
Ao contrário de modelos anteriores, que precisavam da energia do vento, o Electrer é ativado quando Shigeru Jo remove suas luvas e produz uma carga de eletricidade estática ao friccionar suas mãos cibernéticas. A energia resultante dessa carga ativa o cinto e o transforma no Kamen Rider Stronger. Em certos casos, Stronger pode se transformar ao absorver uma quantidade de energia.
Com exceção de Riderman e Amazon, cujos cintos não são utilizados em sua transformação, o cinto de Stronger foi o primeiro henshin belt a não utilizar partes móveis, sendo tal fato retomado anos depois em Kamen Rider ZX.

Sky Rider - Tornado
O Tornado, além de ser o meio de transformação de Sky Rider, lhe dá a habilidade de voar, utilizando a habilidade Sailing Jump e o sistema do equipamento de redução gravitacional. Como seus predecessores, seu henshin belt utiliza a força do vento.
Embora na prática ele seja capaz de voar, a explicação dada sobre os seus poderes (redução gravitacional) sugere que ele seja, mais especificamente, capaz de planar no ar.

Kamen Rider Super 1 - Cycloder
À princípio, Kazuya Oki não era capaz de se transformar sem o auxílio do Professor Henry, porém ele treinou muito e se tornou capaz de se transformar sozinho.

Kamen Rider Super 1 utiliza diferentes luvas capazes de lhe dar diferentes habilidades para enfrentar o Império Dogma:
Super Hands - São as prateadas luvas básicas, com elas, Kazuya é capaz de usar o Super Punch, com potência de 30 toneladas;
Electric (Eleki) Hands - Luvas azuis que disparam um raio de 10.000 volts;
Power Hands - Luvas vermelhas que dão a habilidade de levantar até 50 toneladas;
Thermal Hands - Luvas verdes, cuja luva esquerda emite um spray criogênico, a da direita é um lança-chamas.
Radar Hands - Luvas douradas capazes de disparar mísseis, também possui um radar;

Kamen Rider ZX – ZX Belt
O ZX Belt não possui nenhuma habilidade extra, à não ser transformar Ryo Murasame em Kamen Rider ZX.

Kamen Rider Black/Shadow Moon – King Stone
O King Stone é o símbolo do Imperador Secular da organização Gorgom, existem duas pedras, a Pedra do Sol e a Pedra da Lua. Quando Issamu Minami e Nobuhiko Akizuki foram sequestrados, foi-lhes implantado o King Stone. Entretanto, Kotaro foi capaz de fugir antes de ter sua memória apagada, graças à intervenção de seu pai adotivo, Soichiro, e se tornou Kamen Rider Black, na esperança de derrotar Gorgom e resgatar seu irmão adotivo. Em contrapartida, Nobuhiko não teve tanta sorte e ficou nas mãos de Gorgom onde ele se tornou o perfeito herdeiro do Grande Rei, Shadow Moon.
Para se transformar em Black, Issamu se concentra e cerra seus punhos de tal forma que todos seus ossos estalam, faz movimentos com os braços e grita "Henshin!" então o King Stone se materializa e ele finaliza sua transformação. O King Stone é a fonte de energia dos golpes de Black, o Rider Punch (Golpe Insectus), o Rider Kick (Golpe Louva-A-Deus) e a técnica King Stone Flash.
Shadow Moon não é capaz de voltar à sua forma humana por vontade própria.

Kamen Rider Black RX – Sunriser
Quando o King Stone de Issamu foi seriamente danificado e inutilizado pelo Império Crisis e ele foi lançado ao espaço, a radiação solar ativou a mutação de Issamu e seu Henshin Belt evoluiu e se tornou o Sunriser. O Sunriser permite que RX utilize a luz do Sol para ficar mais forte. Tal fator deixa RX em desvantagem em uma área sem luz solar. O Sunriser também materializa a espada Metallion (Revolcane).


O Sunriser permite à RX mudar de forma (Robo Rider e Bio Rider).

Os Kamen Riders dos filmes (Shin, ZO e J)
Infelizmente, o pouco tempo para desenvolvimento das tramas de ZO, J e Shin não permitiu uma melhor utilização/análise de seus Henshin Belts.

Bem, encerra-se aqui a parte 1 dos Henshin Belts, em breve postarei a parte 2 com os Henshin Belts dos Riders Heisei, onde veremos muitos aprimoramentos tecnológicos!

Gostou da matéria? Gostaria de sugerir algum tema? Vá ali abaixo e deixe seu plá nos comentários!
- Kleber “Nazca”

Deixe seu comentário.

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Rampage Subs - Rampage Subs - Powered by Blogger - -